Plast & Printpack Alger 2024
Entre os dias 4 e 6 de março, acontece na Argélia, a feira Plast & Printack Alger, um evento que reúne representantes dos setores de impressão, embalagem e plásticos. Neste ano, a feira recebe mais de 260 expositores do mundo todo.
Devido a sua expansão, o encontro acontece no maior centro de exposições da Argélia, SAFEX, nos Halls A Ahaggar & C Casbah, e promete ser a maior de sua história. A organização acontece em conjunto pela Fairtrade e pela Messe Duesseldorf.
Leia mais:
- Indústria do plástico atinge faturamento de R$ 123 bilhões
- Acordo comercial com a China: indústria preocupa-se com impacto no investimento
- Setores da indústria mostram recorde de confiança em quase dois anos
Esse crescimento acontece porque a Plast & Printack Alger se tornou o principal evento em toda a região de MENA, desde 2010. A partir de então se mostra como a principal base de integração de profissionais de negócios no Norte da África. Além disso, a feira coopera para o divulgação das últimas tendências dos setores.
Participações e organização da Plast & Printack Alger
Em relação à participação, cerca de 21 países estão presentes. Suas apresentações focam em mostrar ao mercado argelino produtos e soluções sustentáveis.
Nesse sentido, alguns países participantes vêm da África, como Argélia, Egito e Tunísia. Da Ásia, como China, Índia, Kuwait, Malásia, Arábia Saudita, Taiwan, Turquia e Emirados Árabes Unidos.
Enquanto isso, representando a Europa vem Áustria, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Suíça. E apenas Estados Unidos representando a América do Norte.
Quanto a organização, a feira encontra-se dividida em pavilhões de exposição, seguindo essa forma:
- Hall A Ahaggar – lado esquerdo: máquinas para a indústria de plásticos.
- Hall A Ahaggar lado direito: máquinas e materiais para impressão e embalagem.
- Hall C Casbah: matérias-primas e materiais auxiliares, máquinas para a indústria de plásticos, área de conferências, cujos temas giram em torno de soluções de reciclagem
- A plast & printpack alger será acompanhada por uma conferência que terá lugar no dia 5 de março, no Hall C Casbah do Palais des Expositions d’Alger – SAFEX. A conferência será organizada pela Câmara de Indústria e Comércio Alemã-Argelina, em cooperação com a Fairtrade e a Messe Dusseldorf;
Além de participantes dos setores, como empresários, a feira conta com a presença de instituições governamentais argelinas e do setor privado. Estas instituições são responsáveis por tratar assuntos referentes à reciclagem, juntamente com especialistas locais e internacionais.
Tópicos importantes da feira
Nesse sentido, além de reciclagem e soluções inovadoras, a feira trata de tópicos como gestão de resíduos e economia circular. Porém, para aprofundar esses temas, a Plast & Printack Alger conta com um plano de ação da Argélia para reciclagem e gestão de resíduos, projetos de micro e pequenas empresas sobre economia circular, investimentos tecnológicos para estimular produção local, exportações e importações.
Isso porque há anos, a Argélia tem feito investimentos significativos na produção de tubos e canos de plástico, visando diminuir progressivamente suas importações. Assim, ao longo dos últimos 16 anos, as importações desses produtos apresentaram um expressivo crescimento. Passando de 304 mil toneladas em 2007 para mais de 1.000 mil toneladas em 2023.
O valor total dessas importações ultrapassou a marca de 2 bilhões de dólares, de acordo com a EUROMAP.
No tocante a tecnologia dos plásticos, a Argélia aumentou seu investimento em 55%. Dessa forma, passando de 81 milhões de euros em 2021, para 126 milhões de euros em 2022.
Esse acontecimento caracteriza a Argélia como o maior país investidor em tecnologia dos plásticos nos estados do Magreb, seguido do Egito, Nigéria e África do Sul. Sendo assim, conforme o VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos), se torna um dos principais países africanos investidores nessa tecnologia.
Ainda, a feira conta com um painel para debater sobre as tendências futuras e soluções sustentáveis. Da mesma forma, discute assuntos relacionados a eco design e responsabilidade ambiental corporativa. Bem como, investimento em tecnologia para impulsionar a produção local, as exportações e substituir as importações
A posição da Argélia nos setores principais da Plast & Printack Alger
Adicionalmente, a VDMA destaca a Argélia como um dos principais investidores em tecnologia de impressão e embalagens, não apenas na África, mas também no Oriente Médio. Esses investimentos tecnológicos permitem que o país amplie e diversifique sua produção interna. Ao mesmo tempo em que fortalece sua capacidade de exportar e substituir as importações de bens de consumo.
No que diz respeito à busca do setor de impressão e tecnologia do papel, tem aumentado na Argélia. Pois, os investimentos nesse setor também cresceram, chegando a 101 milhões de euros em 2020. Com isso, atingiu o nível mais alto até a data. Já em 2021 e 2022, os investimentos marcaram 77 milhões de euros.
Diante disso, a Argélia, em conjunto com a África do Sul e o Egito, compõe o trio de maiores investidores em tecnologias de impressão de papel na África.
Com um investimento de 127 milhões de euros em tecnologias de embalagem em 2022, a Argélia destaca-se como um dos principais investidores nesse setor no continente africano, juntamente com a Nigéria, a África do Sul e o Egito, de acordo com informações da VDMA.
Nessa perspectiva, a Plast & Printpack Alger 2024 assume uma função crucial na sensibilização da população argelina acerca de materiais e embalagens ecologicamente sustentáveis. Do mesmo modo que coopera com o fomento da conscientização sobre a economia circular.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.