Super Finishing
Notícias

PICPlast oferece experiências ligadas à inovação, criatividade e conhecimento na Avenida Paulista

São proporcionadas exposições, workshops, palestras e hackathons gratuitos ao público

O Natal se aproxima e a avenida Paulista, que é conhecida como o coração de São Paulo, ganha mais visibilidade com as decorações que são típicas desta época. Mas, neste ano, quem está roubando a cena é um cubo mágico, icônico brinquedo dos anos 80, com nove metros de altura. Nele está em funcionamento o PlastCoLab, um marketspace pop up de três andares, que foi construído para oferecer gratuitamente diversas experiências ligadas à inovação, criatividade e conhecimento, todas associadas à versatilidade do plástico e todo o potencial de transformação que o circunda.

O mote principal da iniciativa é o movimento maker, uma extensão da cultura do ‘faça você mesmo’, tem base na ideia de que as pessoas comuns podem sim construir, consertar, modificar e fabricar os mais variados tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. A filosofia está presente em todo o PlastCoLab e traduz em formatos de exposições, workshops, palestras e hackathons.

O espaço é inovador e conta com experiências incríveis como hóquei de robôs, drones, impressoras 3D, oficinas diversas, onde vai ser possível vivenciar, na prática, todas as possibilidades que o plástico proporciona para a sociedade. A empresa acredita que o PlastCoLab é para todos e por esse motivo criou uma programação exclusiva, que conta com atividades para diversas faixas etárias.

Para o presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, José Ricardo Roriz Coelho, “O PlastCoLab trará ao público de um jeito interativo e moderno a alta tecnologia e a contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima. Acreditamos que é importante aproximar a sociedade deste produto, dando a todos a possibilidade de participar de oficinas colaborativas, criando seus próprios projetos”.

Os três andares do PlastCoLab estão repletos de ações – no primeiro andar ocorre uma série de exposições interativas, nela também é possível manipular objetos produzidos em uma impressora 3D. No segundo andar ocorrem diversas oficinas, como impressão 3D na Prática e Robótica para Crianças. O terceiro andar continua cheio de interatividade e troca de conhecimento, nele ocorrem as palestras com especialistas ligados ao movimento maker, assim como a realização de hackathons (maratonas de programação, em português) em grupos de até 30 pessoas, que são divididos em times de quatro ou cinco que farão protótipos de acessórios em plástico e kits associados ao pensamento maker.

No período noturno do evento, o público pode participar de uma obra de arte e tecnologia interativa em escala urbana, ‘O Mestre Mandou’, de Lina Lopes. A fachada do PlastCoLab apresentará uma sequência de luzes e cores onde o participante reproduzirá com passos em um tablado, que tem botões nas cores correspondentes. À medida que acertar, o nível de dificuldade aumenta. Para interação com a obra, basta postar uma foto com a hashtag #plasticotransforma. Essa atividade está disponível de terça a domingo na área externa do ambiente, das 18h às 22h.

A ação ocorre até o dia 17 de dezembro, e é uma realização do Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do PICPlast. O espaço fica aberto de terça-feira a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h, na calçada do Shopping Cidade São Paulo, Avenida Paulista, 1230, São Paulo (SP).

A programação completa dos eventos que ocorrem no espaço PlastCoLab, assim como outras informações estão disponíveis no site:  www.plasticotransforma.com.br/plastcolab

Tag

Artigos relacionados