Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotíciasPlásticoSustentabilidade

Pesquisa aponta plástico como melhor composto para meio ambiente

Pesquisa revela que o plástico é melhor para meio ambiente, isso porque o material emite menos carbono e por sua ampla possibilidade de reciclagem

Pesquisa aponta plástico como melhor composto para meio ambiente

A revista Environmental Science & Technology divulgou novas perspectivas sobre o impacto ambiental da substituição do plástico por compostos apontados como “mais ecológicos”. A pesquisa, como divulgou o R7, o plástico, em muitos casos, emite entre 10% e 90% menos carbono durante seu ciclo de vida. 

Na imagem aparecem garrafas feitas de plástico

O estudo examinou diversas categorias de produtos, desde embalagens até materiais de construção. Assim, comparou as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, uso e descarte de plásticos com as de seus substitutos. 

Com isso, em várias situações, estes compostos apresentaram uma pegada de carbono inferior.

Leia mais:

Ainda, de acordo com os pesquisadores, essa descoberta confronta a narrativa comum, principalmente quanto à eliminação dos plásticos. Diante disso, um dos autores do estudo destaca: “A substituição do plástico por alternativas pode, na verdade, aumentar as emissões de carbono em certos cenários”.

Desse modo, destaca-se a importância de uma análise abrangente com dados reais ao avaliar o impacto de diferentes materiais. 

Assim, a pesquisa  também reforça que a complexidade dos sistemas de produção, transporte e descarte dos materiais precisam passar por uma cuidadosa avaliação. Isso porque, algumas embalagens exigem mais energia e recursos hídricos para produção e transporte quando comparado às embalagens plásticas

Além disso, o estudo chama atenção aos desafios relacionados à reciclagem e à disposição final dos materiais alternativos, pois muitos não mostram-se tão eficientes quanto o este material. 

Esta pesquisa ressalta a importância de uma abordagem equilibrada e baseada em evidências na busca por soluções sustentáveis. Desse modo, é importante considerar os aspectos de ciclos de vida. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo