Bulher
Notícias

Parceria de Nestlé e Grupo Muda viabiliza coleta seletiva e amplia o impacto da reciclagem em condomínios de São Paulo

Projeto permite o treinamento de mais de 7 mil pessoas com o objetivo de criar hábitos mais sustentáveis entre os moradores

Levar educação ambiental e implantar soluções efetivas para a coleta seletiva a moradores de condomínios residenciais em que a separação e a destinação correta dos resíduos ainda são inexistentes ou ineficazes. Essa é a principal preocupação de um projeto que a Nestlé lançou este ano, em parceria com o Grupo Muda, que há 12 anos atua em São Paulo com o propósito de implantar a coleta seletiva em condomínios e atuar na gestão de resíduos. Em 2021, o projeto vai beneficiar 20 condomínios na capital paulista, abrangendo aproximadamente 2 mil apartamentos e impactando 7 mil moradores. A expectativa é recolher 20 toneladas/mês.

Por meio do programa “Adote um condomínio”, idealizado pelo Grupo Muda, vem sendo implantado um modelo de operação que consiste na implantação de uma coleta seletiva de forma customizada e focada na comunicação e educação ambiental. A Nestlé responde pelo treinamento, educação ambiental e adequação da infraestrutura; o Grupo Muda coordena a mecânica de instalação dos contêineres e coleta dos materiais, que depois são encaminhados para doze cooperativas de reciclagem de baixa renda já cadastradas pela entidade, localizadas em diferentes regiões da cidade de São Paulo, que recebem os resíduos como doação e podem, a partir disso, ampliar a geração de renda própria.

Barbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil diz “Com esse projeto de educação e conscientização ambiental queremos ampliar mês a mês o volume de resíduos destinados à reciclagem e diminuir a porcentagem de materiais que não são recicláveis e acabam indo para a cooperativa, como embalagens com restos de alimentos e até mesmo matéria orgânica. Além disso, com base nos aprendizados, adotamos ações cada vez mais efetivas para mobilizar a população a favor da coleta seletiva e contribuir com o impacto social e ambiental que vai, de fato, transformar a nossa sociedade. Essa parceria com o Grupo Muda é mais um passo importante no trabalho conjunto que realizamos com outros agentes que atuam em prol da coleta seletiva, da economia circular, do engajamento e da educação ambiental junto à sociedade, como nossa parceria com a ong Pimp my Carroça e o app Cataki e também o programa Recicla pelo Brasil”.

Além da frente de capacitação e treinamento de funcionários e moradores, uma vez por mês, há uma sessão para tirar dúvidas e coletar dados que auxiliem as empresas na forma como estimulam a coleta seletiva juntos aos moradores.

Segundo Alexandre Furlan, fundador do Grupo Muda, é muito comum os moradores trazerem dúvidas simples sobre o que pode e o que não pode ser reciclado, bem como meios corretos para o descarte dos materiais – como o cuidado na hora de descartar eletrônicos e óleo, por exemplo. A ideia é trabalhar com o conceito de responsabilidade compartilhada. “É fundamental estimular a reciclagem como algo simples de fazer no dia a dia, mostrando que o mais importante é o compromisso com o meio ambiente, é ter a atitude que transformar a nossa sociedade, já que facilitamos bastante para o morador o descarte correto. Os coletores são personalizados com bastante clareza sobre os locais corretos para a disposição de cada material e trazem dicas de como facilitar a reciclagem em casa”, conta Alexandre.

Novas Ações

Os dados consolidados pelo Grupo Muda servirão como subsídio para a Nestlé desenvolver ações direcionadas pelas diferentes áreas e marcas da Companhia, conforme foram observadas oportunidades de maior conscientização sobre os diferentes materiais recicláveis e dúvidas dos consumidores. Todos os meses, é consolidado um estudo de resíduos e avaliação ambiental com a taxa de sucesso do descarte e evolução do desempenho, composição dos materiais mais descartados, crescimento do volume arrecado e uma comunicação dirigida para incentivar a evolução constante do tema entre os moradores. A coleta é traduzida na forma de ganhos para o meio ambiente, mostrando que o trabalho coletivo feito pelo condomínio se reverte em economia de energia e água, além de gerar renda para as cooperativas de reciclagem.

Jornada pela educação ambiental e inclusão social

Esta iniciativa de apoio aos catadores faz parte de uma jornada da Nestlé que incentiva a sociedade a repensar suas atitudes quando o tema é o compromisso com o meio ambiente e a reciclagem. O objetivo é promover a mudança de comportamento ao educar, engajar e mobilizar a sociedade, contribuindo para uma mudança duradoura e impactante.

Em 2019, a Nestlé lançou no Brasil a iniciativa RE, que é a forma de falar de sustentabilidade e de mostrar transparência no que tem sido feito e no que está por vir. Repensar todas as ações para torná-las mais sustentáveis, com uma visão que vai da produção até a destinação final dos produtos para descarte e reciclagem, passando por rever as embalagens. A iniciativa RE tem o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores.

Desde o início de 2020, a Nestlé incentiva a população a repensar a forma de consumo, reciclar e reduzir a produção de lixo em casa, por meio do EcoBot pelo WhatsApp. Trata-se de uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e a destinação do lixo, criada com o objetivo de orientar, disseminar informação e incentivar a coleta seletiva, em uma jornada constante de aprimoramento. Para acessar os serviços do EcoBot basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem inicial para começar a conversa pelo WhatsApp.

Sobre a Nestlé

A Nestlé completa 100 anos no Brasil em 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis.

A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Sobre o Grupo Muda

O Grupo Muda é uma empresa que atua desde 2009 com o objetivo de promover práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo por meio da gestão de resíduos e da obtenção de benefícios sociais, ambientais e econômicos para toda a sociedade. Nesse período, implantou a coleta seletiva em 400 condomínios da cidade de São Paulo, sensibilizando e conscientizando mais de 170 mil moradores e 60 mil funcionários dos condomínios. Por mês, destina corretamente mais de 350 toneladas mensais de materiais recicláveis às cooperativas.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo