Braskem
Notícias

Para que serve o durômetro?

O durômetro é utilizado para medir a dureza dos materiais, sendo utilizado na maioria das vezes em objetos de plástico, que possuem o grau de resistência a mudanças permanentes.

O equipamento funciona a partir de uma pressão aplicada por uma mola calibrada, que atua sobre o endentador no material, sendo assim, o valor é medido pela profundidade da penetração do material sob teste.

O medidor é uma evolução do antigo escleroscópio, que antes era medido através da queda de peso, foi substituído por um sistema de medição por mola.

Como medir?

Para utilizar, é necessário pressionar firmemente a base de apoio do durômetro contra a superfície do material a ser testado, até que a base de apoio fique encostada na amostra, assim, o valor será indicado através do ponteiro, no mostrador do relógio.

É importante ressaltar que por conta da resistência de alguns plásticos e borrachas, a leitura pode mudar ao longo do tempo, por isso o tempo de endentação às vezes acompanha o valor medido da dureza.

Onde pode ser aplicado?

  • Cavidade de moldes;
  • Inspeção do rolamento;
  • Medição da dureza de polímeros;
  • Elastômeros;
  • Borrachas.

Empresas como Mainard e Affri fornecem este produto.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link