Bulher
EmbalagemEmpresaNotíciasPlástico

Para garantir uma nova vida aos materiais com o apoio dos aditivos

O artigo por Pedro Chuqui explica como a BASF está buscando soluções para transformar o plástico

Pedro Chuqui é gerente de marketing e produtos do negócio de Aditivos para Plásticos da BASF para a América do Sul e destaca a importância da Economia Circular dentro das indústrias.

No dia 17 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura). A data reforça a importância de um consumo e do descarte consciente dos itens que usamos.

O plástico, por exemplo, é um produto que está presente em diversas áreas de nossas vidas e merece um cuidado especial quando pensamos em reaproveitá-lo. Muitas empresas têm buscado cada vez mais soluções para transformar o plástico descartado em um novo material utilizável, ou seja, retorná-lo para as mãos das pessoas graças à Economia Circular.

A BASF, por meio de seu compromisso em construir um futuro sustentável, possui um portfólio amplo de aditivos para melhorar o processo de reciclagem mecânica.

Nesse cenário, a nossa marca B-Cycle surge com o propósito de oferecer soluções para resolver os desafios das diferentes etapas do processo de reciclagem, da lavagem, ao garantir um processo de baixo custo e proporcionar uma superfície livre de resíduos, até a extrusão, para oferecer estabilidade no processo, melhoria de propriedades mecânicas, proteção térmica de longa duração e prevenir a degradação para dar uma nova vida ao plástico e garantir produtos de alto valor agregado.

Dentre os destaques do nosso portfólio, as soluções para resinas PET, PE e PP, Gardoclean & Gardobond, otimizam o processo de lavagem e garantem um bom custo-benefício, ao remover rótulos, colas, resíduos orgânicos e inorgânicos, promover operações de temperatura de banho mais baixas, menor consumo de produtos químicos, excelente desempenho do detergente com baixa formação de espuma e pouca geração de resíduos orgânicos finais.

Além desses produtos, a nossa linha de aditivos da família B-Cycle oferece uma gama de funções durante o processo de reciclagem. O B-Cycle Rigid oferece estabilidade durante o processamento e proteção térmica de longa duração, aplicado especialmente a materiais como tambores, tubos, cabos, pallets, materiais para playgrounds infantis etc.

Já o B-Cycle Rigid Plus, além de oferecer estabilidade térmica a longo prazo, também minimiza os efeitos negativos de resíduos ácidos. Essa solução pode ser aplicada em caixas de baterias de automóveis. O B-Cycle Flex melhora a durabilidade, diminui a formação de gel e melhora as propriedades mecânicas ao ser usado em sacos e sacolas.

Com a possibilidade de aplicação em garrafas, caixas e muito mais, o B-Cycle Blend UV garante resistência às intempéries, estabilidade de processamento e estabilidade à luz. Ele também mantém as propriedades PCR a longo prazo, mesmo sob longos períodos de exposição térmica, e mantém o índice de fluidez durante o processo de produção.

O B-Cycle Mixed melhora o processamento, a estabilidade térmica (durabilidade) e as propriedades mecânicas. Ele também reduz a influência negativa de impurezas, tais como resíduos de tinta e outros contaminantes, desativa o negro de fumo e restaura o TPO contaminado com resíduos de tinta. A aplicação é ideal para para-choques e rotomoldagem.

A indústria de reciclagem mecânica de plásticos atua de forma pulverizada no Brasil. Há muitas empresas recicladoras em atividade, a maior parte de pequeno e médio porte.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdos de qualidade do mercado.

[dinamize-form id=”13211″]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo