PicPlast
NotíciasPlástico

ONG da Holanda promoveu pesca profissional de plástico nos canais de Amsterdã

Ação já retirou mais de 146 mil garrafas plásticas descartadas incorretamente pela população

Com a poluição atingindo níveis cada vez mais alarmantes, pessoas buscam soluções criativas e eficazes para tentar combater o problema. É justamente o caso da ONG Plastic Whale, que se tornou a primeira empresa especializada em pescar nada menos do que plástico.

A organização surgiu em Amsterdã, na Holanda. Famosa por seus mais de 100 quilômetros de canais, a cidade sofre com a poluição nos rios, principalmente em datas comemorativas quando turistas e os próprios cidadãos realizam festas a bordo de embarcações nos canais.

Com quase 7 anos de vida, a Plastic Whale já retirou mais de 146 mil garrafas plásticas de dentro dos canais, conseguindo encher nada menos que 3 mil sacolas de lixo. A ONG conta com o apoio de mais de 15 mil pescadores que trabalham a bordo de pequenos barcos feitos justamente com o plástico retirado dos canais. A frota da Plastic Whale conta com 10 embarcações e a ideia é aumentar este número com o tempo.

“Começamos em Amsterdã, mas queremos ser globais. Há muitas maneiras de você contribuir para a solução: venha pescar com a gente, espalhe a notícia, crie seu produto legal, apoie nosso programa escolar. Apenas suba a bordo”, diz a empresa em seu site oficial.

Além de construir barcos com o plástico, a Plastic Whale consegue produzir material de escritório como mesas, cadeiras e luminárias, graças à parceria feita com a companhia Vepa. A série de mobiliário foi lançada em fevereiro de 2018 e está ganhando destaque no mercado holandês.

A ONG oferece ainda a oportunidade de turistas participarem do trabalho de pesca nos canais. Os viajantes podem agendar os passeios através de sites como Booking.com e, caso não tenham interesse em ajudar a retirar o lixo dos canais, podem somente observar o trabalho. Entretanto, o diferencial da excursão é justamente participar do trabalho social.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Quer saber mais sobre o mercado do plástico e as práticas para evitar a poluição de canais de água, como rios, e as medidas tomadas? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado do melhor e maior portal da América Latina.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo