Banner Diamante Plástico 24 horas
AutomaçãoIndústriaNotíciasPlástico

Onde atuam os robôs na indústria do plástico?

O uso de robôs na indústria tem aprimorado a produtividade e a qualidade em diversos processos. Na indústria plástica, destacam-se quatro tipos de robôs contribuindo para a eficiência e redução de custos em setores como o médico, farmacêutico, automotivo e aeroespacial

Onde atuam os robôs na indústria do plástico?

Com o impacto das tendências tecnologias na indústria, o uso de robôs passou a oferecer vantagens notórias em termos de produtividade e qualidade. Isso porque, a robótica se aplica de forma abrangente à indústria, isto é, engloba desde prototipagem até processos de seleção, transformação e montagem de componentes plásticos. 

Nesse sentido, entre as aplicações destacam-se também a extração de peças de máquinas, o posicionamento de insertos e a rotulagem. Já no campo de embalagens, a robótica ajuda na segurança alimentar, evitando contaminação cruzada. 

Leia mais:

Oferecendo aplicações diversas nos setores industriais, na área de pintura industrial a o sistema de robôs atuam eliminando o contato humano com atmosferas insalubres. Assim, prevenindo a exposição a vapores de solventes. 

Além disso, são utilizados em processos de inserção de peças na montagem de componentes injetados, garantindo precisão e repetibilidade. Já na indústria médica, robôs minimizam o risco de contaminação em procedimentos de implantes, enquanto também atuam em funções que evitam problemas ergonômicos para os funcionários.

A presença da robótica na indústria farmacêutica e automotiva também traz benefícios significativos, evita a contaminação durante a produção de embalagens de medicamentos, contribuindo para um ambiente mais controlado. 

Já nas indústrias automotiva e aeroespacial, os robôs aumentam a produtividade e reduzem custos, sendo essenciais para tarefas que exigem alta precisão, como na produção de componentes eletroeletrônicos.

Tipos de robôs mais usados na indústria plástica

Dessa forma, para desenvolver atividades a indústria plástica conta com quatro tipos de robôs: os Sprue Pickers, os robôs laterais, os robôs cartesianos e os robôs multi-eixos.

A princípio, o Sprue picker também conhecido como manipulador, ele possui três eixos. Assim, ele atua na extração do canal de injeção do molde usando uma pinça ou ventos de sucção para retirar peças simples. 

Enquanto os robôs laterais trabalham na produção de peças de ciclos rápidos, paredes finas e na tecnologia de in mould labelling. A configuração desse robô permite poucas modificações, pois ela possui parâmetros fixos.

Já os robôs cartesianos têm três eixos principais de controle que trabalham de maneira linear, movendo-se em linha reta, como em aplicações automatizadas de moldagem por injeção. 

Os robôs multieixos, por sua vez, possibilitam articulações, contando com 3, 5 ou 6 eixos. Além disso, este robô ajuda as indústrias a criar suas próprias sequências.

Os robôs de três eixos, por exemplo, resolvem atividades mais simples, os de seis, são usados em aplicações que possuem maior exigência e complexidade.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo