Bulher
Notícias

O que são resinas tingidas?

Polímeros artificiais podem ser moldados na cor desejada pelo cliente

As resinas são polímeros artificiais que a certas temperaturas apresenta alta viscosidade e proporciona que ela seja moldada facilmente e podem ser dividas entre resinas termofixas e resinas termoplásticas.

As resinas termofixas são aquelas que endurecem quando tem contato com calor, e o filme final e insolúvel. Já as resinas termoplásticas, podem ser remoldadas quando aquecidas.

As resinas tingidas são aqueles produtos que conferem propriedades específicas aos termoplásticos, e podem ser incorporados aos masterbatches e compostos. No tingimento de resinas, elas podem ser tingidas na cor e na quantidade desejada do cliente, podendo ser aditivada ou não, dependendo do produto final. A aplicação das resinas tingidas serve para aquelas empresas que preferem resinas já pigmentadas na cor do produto que possui dificuldade de obter uma boa homogeneização em seu processo, como o ABS ou PSAI.

Em demandas onde a utilização dos masterbatches ou compostos podem ser limitados, por algum fator, é possível utilizar a resina tingida, e pode também aditivar de acordo com as especificidades dos clientes. A resina tingida pode ser elaborada sob medida para cada aplicação, sempre seguindo os mesmos critérios de cor e propriedades de performance, e não é necessário misturar ou homogeneizar a resina com mais nenhum produto.

As resinas tingidas necessitam de um estoque mínimo de cada composto colorido, e por ser um concentrado de pigmento, oferece mais ganhos na limpeza da produção.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo