O polietileno também conhecido como PE, é um polímero, e é um dos plásticos mais utilizados nas indústrias.
O polietileno é o polímero com a estrutura química mais simples que existe, e é obtido através do eteno.
Por ser uma cadeia constituída por carbono e hidrogênio, é atóxico e possui grande resistência química.
O polietileno de alta densidade, também conhecido como PEAD, é uma resina de alto peso molecular com qualidades mecânicas que podem se manter inalteradas por muito tempo. O polietileno de alta densidade é resistente e durável, e pode se transformar em tubos, mangueiras e até tanques de combustível.
O PEAD, é uma estrutura molecular regular e estável, e resulta em produtos finais com características superiores à de outros plásticos e de outros polietilenos.
O polietileno de alta densidade possui vantagens em comparação com os outros polietilenos, pois permite uma maior variedade de utilização e aplicação, que exigem mais cuidado que os outros.
Como seu peso molecular é elevado, o PEAD é mais indicado para a fabricação de tubos que apresentam resistência quanto a deformações, também garantem durabilidade, flexibilidade e leveza.
Aplicações
O polietileno de alta densidade possui uma versatilidade de aplicações em diversas áreas e segmentos.
Pode-se encontrar o polietileno de alta densidade em alguns locais, como: redes de distribuição de água, adutoras, captações de água, redes coletoras de esgoto, redes de distribuição de gás, transporte de combustíveis e transportes de sólidos.
Também encontramos o PEAD em tubulações e alguns produtos químicos agressivos.
Componentes
Composto feito por uma cadeia através de carbono e hidrogênio, é um material maleável e permite sua deformação, o que permite que ele seja reutilizado.
A cadeira do polietileno é representada por: CH2-CH2.
O polietileno de alta densidade, é resistente a altas temperaturas, impermeável, atóxico, possui pouca estabilidade dimensional, e baixa densidade.