Super Finishing
NotíciasPerguntas

O que é um funil secador?

O funil secador é um equipamento montado diretamente sobre o canhão da máquina, no lugar do funil original. Ele substitui a estufa de bandeja e exige de o operador abastecer a mesma com a resina fria, depois de retirar esse material quente e transportar e abastecer o funil original.

O funil secador evita todo o trabalho arriscado do trabalho, pois ele se auto abastece da resina, succionando a resina a vácuo, secando a abastecendo o canhão conforme a demanda. Ele deve ser dimensionado pela capacidade de plastificação em kg/h da máquina, para isso considera o tempo de permanência da resina, densidade aparente g/cm³ ou Kg/litro.

A fórmula para dimensionar o funil secador é a capacidade kg/h = litragem X densidade aparente da resina divido por nº de secagem.

O modo de funcionamento do funil secador consiste em secar a matéria-prima por um tempo inicial na temperatura correspondente a resina após o período.

Aplicações

O funil secador é fundamental para ser utilizado na injetora, extrusora ou sopradora. Ele pode possuir dois displays que mostram simultaneamente os valores da temperatura desejada e da temperatura real. O funil secador é fabricado com silo em aço inox, isolado termicamente e revestido com chapas de alumínio, inox ou aço carbono, com pintura eletrostática a pó.

Componentes

Para o processo do funil secador, as peças plásticas são produzidas injetando-se em um molde, sob alta pressão, e a matéria-prima plástica derretida. O plástico preenche e assume a forma das cavidades do molde e se solidifica ao resfriar.

Links:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo