Super Finishing
NotíciasPerguntas

O que é rotomoldagem?

A rotomoldagem é um processo muito utilizado no setor da indústria, principalmente por seu custo mais baixo. A principal função de uma rotomoldagem é modelar as peças plásticas, ou seja, realizar a transformação de termoplásticos.

Os termoplásticos mais comuns usados são: Polietileno, PVC, Polipropileno.

Desse processo de rotomoldagem se originam peças simples, e algumas peças mais complexas também. E como seu custo é muito baixo, é um processo utilizado em grande escala, sendo um processo mais fácil do que os processos de injeção, sopro e vácuo.

O processo por rotomoldagem é simples. O processo se inicia na introdução de uma quantidade de resina em pó em um molde oco. Esse molde é colocado em rotação e a resina que está lá dentro é aquecida. A resina quando aquecida, se derrete e no processo de rotomoldagem adquire a forma do molde. Esses moldes ocos podem ser de alumínio, cobre, aço, níquel, gesso ou resina.

Com o processo de rotomoldagem pode-se obter peças de polietileno, náilon, PVC, ou qualquer termoplástico que quando aquecido obtém-se nova forma.

Aplicações

Muito utilizado no setor das indústrias, o processo de rotomoldagem é usado para fabricar peças ocas de grande porte, mas também pode ser usado em produção de algumas peças pequenas.

Com o processo de rotomoldagem é possível fazer peças de diferentes materiais termoplásticos, dando nova forma as peças. Esse processo ainda pode ser usado com chocolate na produção de ovos de Páscoa, com argila para confeccionar moldes de porcelana, e até velas decorativas com a parafina.

Componentes

Para o processo de rotomoldagem os principais termoplásticos utilizados são: PVC, polietileno, polipropileno, náilon. Alguns termofixos também podem ser usados, como as borrachas, porém como termofixos não adquirem novas formas quando derretidos, o processo é mais viável com termoplásticos.

Já para os seus moldes que irão dar forma as novas peças, são feitos de: alumínio, níquel, aço, resina, gesso ou cobre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo