Super Finishing
NotíciasPerguntasPlástico

O que é resina fenólica e qual a sua aplicação?

A resina fenólica é um polímero termorrígido, produzido através de reações químicas de condensação entre um fenol e um aldeído. As resinas fenólicas apresentam-se em forma líquida e sólida, sendo utilizadas como taquificantes.

As resinas fenólicas podem ser divididas em duas classes: resinas resole e novolac. As resinas resole são obtidas por meio do uso de altas temperaturas, com auxílio de catalisadores alcalinos e as resinas novolac são sintetizadas em meios ácidos.

As principais características das resinas fenólicas são: comportamento químico, alto nível de resistência, estabilidade térmica e mecânica, capacidade de agir como isolante elétrico e térmico.

Aplicações

As resinas fenólicas são utilizadas nas indústrias de pneus, borrachas, promotores e agentes de adesão, podendo ser encontradas também em revestimentos, adesivos, além de agentes de cura nos diversos segmentos do mercado.

As resinas também podem ser utilizadas para fabricação de produtos moldados, como revestimento e adesivos em madeira compensada. Em painéis de madeira aglomerados, como aglutinantes para fibra de vidro, lã mineral e outros produtos isolantes.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo