O que é POM?
Conhecido também como Poliacetal ou Acetal, é muito utilizado em componentes técnicos onde as propriedades mecânicas conferem à uma vantagem relativa a outros plásticos. Entre todas as suas propriedades, se destacam a elevada rigidez, baixo desgaste, boa resiliência e baixa absorção de água.
O Polióxido de Metileno, tem uma composição molecular semelhante ao PEAD, a única coisa que o diferem são as moléculas maiores do POM, o que acaba resultando em um plástico mais rígido.
As opções de processamento para o Poliacetal são a moldagem por injeção, onde o polímero é aquecido até que ocorra sua plastificação ou a moldagem por sopro via extrusão, que o ar é soprado no interior do tubo com molde fechado, inflando o POM até que se forme a peça desejada.
Existem dois grupos do termoplástico:
- Homopolímero – É conhecido por apresentar uma alta resistência à tração e é obtido através da polimerização do formaldeído e a adição de grupos terminais acetato.
- Copolímero – É obtido através da união de óxido de etileno e trioxano.
Suas aplicações mais usadas são:
- Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica (Aditivo para fusão, conectores, isolantes elétricos, correntes, engrenagens, molas, buchas, vedações juntas, cilindros e etc.)
- Indústria automobilística (Vidros elétricos, sistema de fechadura, carcaça de bombas de combustível, entre outros)
- Indústria Madeireira (Dobradiças, Fechaduras, Martelos)
- Medicina (Inaladores, canetas de insulina)
- Brinquedos, entre outros;
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.