Bulher
EmpresaNotíciasPlástico

O que é granulado de polipropileno?

A Plastlife atua no segmento de matéria-prima buscando a destinação correta dos resíduos plásticos em seus produtos

O granulado de polipropileno (PP) é um termoplástico que apresenta ampla varidade de aplicação devido a sua boa resistência química, apresenta fácil moldagem, é atóxico, possui baixa absorção de umidade e boa resistência ao impacto. Esse polímero pode ser moldado atraves de aquecimento, e por isso é considerado um termoplástico.

O termoplástico é um material que possui forma endurecida e quando submetido a certa temperatura, toma forma líquida. Os termoplásticos podem ser submetidos ao processo de aquecimento e fusão diversas vezes, tendo como vantagem a possibilidade de serem remoldados e reciclados com muita facilidade.

O polipropileno é composto por meio da polimerização do gás propeno ou propileno, que em conjunto ao polietileno, representa um dos materiais mais utilizados na indústria, e pode ser considerado como um “polietileno melhorado”, devido a suas caractrísticas, sua fácil moldagem e o seu custo baixo para o mercado.

O granulado de poliprolieno faz parte da categorias de poliolefinas, que são polímeros que possuem como monómero uma olefina simples em sua cadeia e por isso, também pode ser identificado como copolímero ou homopolímero. O primeiro é fléxivel, já o segundo é extremamente rígido. Ou seja, os plásticos também são combinados para formação de blendas e ainda podem ser reforçados com diversos tipos de fibras e outras cargas minerais, melhorando suas propriedades mecânicas.

O granulado de polipropileno é uma resina utilizada em toda parte do cotidiano das pessoas. Entre as suas principais aplicações, é possível encontra o polipropileno em tubulações para produtos químicos, tanques, utensílios domésticos, peças de máquina de lavar, brinquedos, embalagens para alimentos, cosméticos, tampas em geral, e até peças de carro e material hospitalar, como as seringas de injeção.

O polipropileno possui equilíbrio de propriedades térmicas, elétricas e químicas, fazendo dele um material muito versátil, permitindo com que ele faça dobras no próprio material. O polipropileno pode ser reciclado com facilidade e traz redução de custos para a matéria-prima.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo