Super Finishing
NotíciasPerguntas

O que é EVA: acetato-vinila de etileno?

O EVA é um polímero de lenta decomposição derivado do petróleo. Polímero esse que é emborrachado, flexível, e com propriedade adesivas, além de alguns componentes serem à prova d’água. A principal característica de um EVA é a absorção de calor.

O EVA é um plástico duro, não podendo ser amolecido para ser reutilizado em novas formas depois, então não é facilmente reciclável. Como não é facilmente reciclável, ele necessita de uma atenção maior para ter seu descarte adequado.

O EVA é obtido através do copolímero etileno-acetato de vinila, uma espuma sintética produzida a partir do seu copolímero termoplástico, que é bastante usado em artesanatos. E por ser mais leve que a água, é usado como um flutuador ou boia também.

É um produto competitivo em relação a outros termoplásticos, por possuir bastante aderência, ser flexível mesmo em temperaturas mais baixas, e ele também é atóxico e lavável. Existe uma grande diversidade de cores, densidades, tamanhos e espessuras para EVA.

O processo de produção do EVA é equivalente a 4 etapas que precisam ser respeitadas para que o processo final seja feito de maneira correta. O primeiro consiste na pesagem, onde é feita a dosagem dos componentes, e das formulações. O segundo processo, é a mistura dos componentes. O terceiro passo, é a prensagem, onde as placas serão inseridas nas prensas e ganharão forma. O ultimo passo é o acabamento do EVA.

Aplicações

Muito usado nas indústrias de calçados, o EVA também pode ser encontrado em produtos como, brinquedos, algumas placas expandidas e placas diversas, além de brindes. Também encontramos na laminação, em blendas, materiais escolares e em adesivos hot melt.

Além disso, o EVA é uma matéria-prima usada para revestimentos em óculos de natação por ser mais leve que a água, também em chinelos e sandálias.

Componentes

Os principais compostos que normalmente são usados em EVA, são: as resinas, os agentes de expansão, cargas, ativadores, auxiliares de processos e pigmentos.

Links:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo