Super Finishing
NotíciasPerguntasPlástico

O que é EPS?

Saiba mais sobre o material plástico conhecido como isopor®

EPS é a sigla internacional para designar o Poliestireno Expandido, de acordo com a Norma DIN ISSO-1043/78. No Brasil este material é conhecido como Isopor®, que é uma marca registrada pela empresa Knauf Isopor Ltda., e faz referência comercial a todos os produtos de poliestireno expandido.

Descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Satastny e Karl Buchholz enquanto trabalhavam nos laboratórios da Basf, na Alemanha, o EPS é um plástico celular rígido, resultado da polimerização do estireno em água, através do agente expansor pentano, um tipo de hidrocarbureto que se deteriora rapidamente através da reação fotoquímica que é gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente.

Os químicos conseguiram produzir um novo tipo de material através de uma composição química que surgiu a partir de polímeros e monômeros de estireno, que é um tipo de hidrocarboneto líquido fabricado a partir do petróleo. Esse líquido foi misturado a gases que levaram à expansão e criação do material, dessa forma, foi dado formato ao poliestireno.

Antigamente os gases utilizados na produção do EPS eram os CFCs (clorofluorcarbonetos), que são totalmente nocivos para a camada de ozônio. Mas, atualmente eles foram substituídos pelo gás pentano, que não causa nenhum dano a natureza. Com o passar do tempo foi observado que o conjunto químico incha e fica extremamente leve, além de ter a capacidade de bloquear a umidade e manter a temperatura interna – é importante lembrar que, quando em temperatura ambiente, o poliestireno é encontrado apenas em estado sólido.

Devido essa descoberta, passou-se a utilizar o EPS na guarda costeira dos Estados Unidos, em seus barcos e também durante a Segunda Guerra Mundial. Popularizado, sua função foi ampliada e atualmente é comprado para auxiliar em diversos segmentos como caixas, construções civis, embalagens, serviços de inovação, automobilística, alimentos e bebidas, entre outros.

O EPS tem inúmeras vantagens e utilizações. Quer saber mais? Acompanhe-nos e veja tudo sobre este material extremamente utilizado no nosso dia a dia.

Tag

Artigos relacionados