Super Finishing
Notícias

O que é e onde são aplicadas as resinas fenólicas?

As resinas fenólicas são polímeros termorrígidos, produzidos através de reações químicas de condensação entre um fenol (álcool aromático derivado do benzeno) ou um derivado do fenol, e um aldeído, em especial o formaldeído (gás reativo derivado do metanol). Essas funções orgânicas englobam uma grande quantidade de compostos químicos diferentes e, por isso, torna possível a existência de uma extensa variedade de resinas fenólicas disponíveis no mercado.

As resinas fenólicas podem ser divididas em suas grandes classes principais – resinas resole e novolac.

1 – Resinas resole

Esse tipo de resina fenólico é obtido através do uso de altas temperaturas, com o auxílio de catalisadores alcalinos e contam com maior proporção de formaldeído do que fenol na mistura. Além disso, normalmente a resina resole se apresenta em estado líquido.

2 – Resinas novolac

Já este tipo de resina é sintetizado em meios ácidos e com o formaldeído em menor proporção do que o fenol em sua composição. Normalmente se apresenta em estado sólido, que é obtido sob efeito de temperatura e pressão, moldadas e que endurecem quanto esfriam, o que possibilita grande utilidade e aplicação das resinas fenólicas em diversos setores.

As resinas fenólicas são utilizadas para diversas finalidades e em variados setores e segmentos. Podem se apresentar em forma líquida ou sólida, com diferentes utilidades, de acordo com seu estado, parâmetros e materiais adotados durante sua confecção.

Ao longo da aplicação durante a história, este tipo de resina foi amplamente utilizado para fabricação de produtos moldados (como bolas de sinuca e bancadas de laboratório); como revestimento e adesivos em madeira compensada; em painéis de madeira aglomerados, como aglutinantes para fibra de vidro, lã mineral e outros produtos isolantes; em espumas de carbono, como compostos de moldagem; resinas de fundição, em revestimentos resistentes a calor e ácidos; além de ser utilizado em tintas e vernizes.

Apesar da redução de aplicação das resinas fenólicas, elas continuam sendo polímeros industriais muito importantes e tem sido utilizadas mais comumente em adesivos para ligação de madeira compensada e outros produtos de madeira estrutural.

09

Artigos relacionados