Bulher
EmpresaMais LidasNotíciasPlástico

O aumento no valor de resinas termoplásticas para os últimos meses de 2021

Saiba por olhar de especialista, o que esperar do setor de matéria-prima para os meses de novembro e dezembro

Que bom ter você aqui novamente na Plástico Virtual! Eu me chamo Junior Facin do canal TalkPlast, e esse é mais um conteúdo exclusivo que estamos fazendo para o portal Plástico Virtual. Neste vídeo quero falar um pouco sobre como vai ser novembro e dezembro. Eu sou uma pessoa do mercado, trabalho com comercialização de resinas e estamos no setor dia a dia, pesquisando e falando, então temos algumas informações relevantes que eu quero trazer para você se preparar para o final do ano, que acredito que vai ser bem turbulento, mas vamos lá.

O que eu tenho conversado e percebido com vários distribuidores de resinas termoplásticas e algumas fábricas que temos falado, é que novembro vai ser um mês de aumento, então vamos ter o aumento de resinas poliolefina, que eu acredito que vá ficar entre 10 e 15%, o TPU, resina de PVC, ABS e Poliamidas também irão aumentar.

Então nós veremos uma pressão sobre os preços muito grande. “Junior, mas por que estamos tendo tanto aumento se alguns setores da indústria de termoplásticos estão sentindo o baque desse momento que estamos vivendo?”  Existem mercados dentro do nosso setor que estão indo muito bem, mas temos segmentos que estão sentindo muito nesse momento, como por exemplo, a indústria automobilística, devido a questão da falta de chips de silício, o impacto dos transformadores de autopeças tem sido muito grande. Temos visto clientes cancelando pedidos, postergando buscando alternativas de resinas. Por exemplo, a poliamida 6.6 está com problema de insumos no mundo inteiro para fabricação, então ela está subindo e sumindo, muitos fabricantes estão buscando a poliamida 6 como substituição ou colocando carga para tentar algum tipo de substituição, ou alguns outros plásticos de engenharia.

Voltando para as poliolefinas, quase todos os distribuidores estão anunciando aumento. “Junior, por que as poliolefinas também estão subindo?” Um dos fatores é até mesmo por questões dos fretes internacionais, que estão super caros. Querendo ou não, o mercado da Ásia, que é de onde trazemos muitas resinas, com essa disparada dos fretes, vem inflacionando muito os preços.

Temos uma quantidade muito alta de polipropileno, polietileno de alta e baixa densidade, que vem de fora do Brasil, então esse aumento nos fretes internacionais vai impactar diretamente do preço da resina, trazendo o aumento. Para alguns segmentos, como a demanda ainda está muito forte, o próprio mercado interno não está conseguindo suprir, então está bem difícil organizar isso.

No caso, por exemplo, da resina de PVC, que é a 3ª ou 4ª resina mais utilizada no brasil, nós estamos com um problema de cloro no brasil, então, quando a indústria americana demanda a resina, normalmente essa resina vem da Ásia, e a china está sendo muito demandada e essa questão de frete também impacta, então você imagina o que está acontecendo.

Além de tudo, o antidumping que foi solicitado pelos fabricantes nacionais, voltou para resina, então a gente tem antidumping de 21% sobre a resina chinesa, tínhamos uma enxurrada de resinas vindo da Ásia no primeiro semestre, o que não vai acontecer daqui para a frente. Os importadores que trouxeram a resina da china, agora tem a questão do antidumping e ela vai ficar muito mais cara.

Até mesmo com relação a isso, a própria Unipare e a Braskem já anunciaram aumento de 15 a 16% agora para o mês de novembro, por isso vamos ter um aumento substancial também nas resinas de PVC, o que vai agravar ainda mais o quadro. Nós não temos bola de cristal, mas estamos percebendo que vai ficar bem complicado essa questão de resinas agora para o final do ano e para o início do ano que vem.

Se a demanda crescer, por exemplo, nós temos uma demanda nessa época do ano muito forte por eletrodomésticos, as pessoas por conta da pandemia estão mais dentro de casa e acabaram consumindo mais eletrodomésticos, a pressão vai ser ainda maior nas questões de aumento, então, se o mercado aquecer um pouquinho mais, nós já teremos problema de falta novamente de alguns tipos de resinas.

Esse foi mais um conteúdo exclusivo aqui do canal da TalkPlast para a Plástico Virtual, precisando se algum informação entre em contato com a gente.

E eu queria que você entrasse em contato com o pessoal da Plástico Virtual, porque a plataforma tem crescido muito e tem trazido muitas soluções, eles tem planos de assinaturas. Entre em contato com eles que você vai gostar muito de poder anunciar na Plástico Virtual. Muito obrigado e até o próximo vídeo!

Sobre a TalkPlast

A TalkPlast foi criada pelos irmãos Junior Facin e Deiwis Facin, com o objetivo de juntar os conhecimentos sobre a indústria do plástico e levar conteúdo técnico de relevância para pessoas e empresas do setor.

A parceria com a Plástico Virtual visa a divulgação desses conteúdos, para que cada vez mais pessoas do setor possam ter acesso a conteúdo técnicos de qualidade, para que os conhecimentos sejam aplicados e ajudem de forma positiva no desenvolvimento e capacitação do setor plástico.

A TalkPlast tem o propósito de compartilhar conhecimentos, ajudar empresas e profissionais que têm dificuldades e precisam de “empurrãozinho” no dia a dia do setor, e mesmo que o grupo não consiga ajudar em determinado assunto, eles conectam a pessoa a empresa que seja capacitada a auxiliá-la.

Além de informações sobre a expectativa do setor de plásticos de engenharia para os meses de novembro e dezembro de 2021, a TalkPlast já trouxe na Plástico Virtual, as aplicações e processos do polipropileno, uma das resinas mais utilizadas no mundo, abordando pontos como aplicações do material, processos, funcionalidade, índice de fluidez e média de valores no mercado. Confira o vídeo da TalkPlast na íntegra e conheça os pontos importantes sobre o polipropileno, a segunda resina mais utilizada no mundo.

Confira na íntegra o vídeo de Junior Facin sobre valor de resinas termoplásticas para os últimos meses de 2021.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo