Bulher
NotíciasPlástico

Novo minicontrolador PNOZmulti 2 é lançamento da Pilz do Brasil

Novo minicontrolador configurável apresenta grande desempenho para automação eficiente

A Pilz, referência na fabricação de produtos para as áreas de segurança e automação industrial, lança o minicontrolador configurável e seguro, com o objetivo de monitorar inúmeras funções de segurança em máquinas e equipamentos, o PNOZmulti 2.

O PNOZmulti 2 é baseado em uma plataforma de hardware modular e segundo o diretor da Pilz Brasil, Pedro Medina “esse minicontrolador oferece uma grande variedade de módulos de expansão, que atendem praticamente a todas as exigências relevantes para a segurança, como por exemplo, válvulas de segurança de prensa, cortinas de luz, funções de monitoramento de movimento, entre outras”.

O novo minicontrolador conta com módulos para o monitoramento seguro de prensas mecânicas. O conceito modular permite uma adaptação exata à aplicação”, explica Medina.

A Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquina. Os produtos da empresa incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento. As soluções da Pilz podem ser utilizadas em campos da engenharia, nos segmentos de embalagem, automotivo, farmacêutico, prensas, entre outros diversos.

“O módulo de saída de semicondutor bipolar do PNOZmulti 2 pode ser utilizado para o comando de válvulas de segurança de prensas e outros atuadores que precisam ser controlados para a operação bipolar de forma simples e segura, tornando a operação das prensas mecânicas mais produtiva. Dessa forma, tanto as prensas novas como as antigas podem ser operadas de forma segura por um período longo de tempo, fazendo apenas os retrofits necessários”, conclui Medina.

O minicontrolador apresenta como diferencial das outras, vinte entradas integradas, sendo que oito entradas/saídas de configuração livre, quatro saídas semicondutoras seguras e quatro saídas de ciclo configuráveis.

O minicontrolador também pode ser programado através de uma interface USB, e todo o programa do usuário fica armazenado em um chip card.

Segundo Vinicius Mariano, gerente de contas estratégicas, “a vantagem da PNOZ multi2 é por conta da sua flexibilidade na configuração do hardware que através dos módulos de expansão e redes, permite que o usuário tenha liberdade para ajustar o sistema de controle de segurança a sua aplicação.” “A família de controle PNOZ multi2 é ideal para implementação de sistema de segurança em máquinas existentes, assim como para novos projetos, sendo aplicados em máquinas de beixa complexidade até grandes sistemas.”

Os controladores PNOZ multi2 trazem para a indústria 4.0, uma comunicação com diversos dispositivos terceiros através de protocolos industriais utilizado no mercado. Com o PNOZ multi2 é possível criar uma rede conectada utilizando os controladores, resultando no diagnósticos em tempo real de dados.

Vinicius Mariano, gerente de contas estratégicas comenta “como definido pelo Norma regulamentadora nº 12, todas as máquinas devem ser seguras. Os minicontroladores PNOZ multi2 permitem o monitoramento e controle das funções de segurança da máquina, seja de pequeno ou grande porte. Com a possiblidade de expansão de diversas funções, o usuário pode utilizá-lo em diferentes máquinas da indústrias plástica, resultando em uma padrão que ajuda e contribue para a manutenção e a comunicação entres os controles ou sistemas terceiros.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link