Bulher
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Nova iniciativa oferece esquema de crédito para acelerar a recuperação e a reciclagem

Iniciativa pioneira em Economia Circular reúne ONGs, especialistas e as grandes empresas para discutir resíduos plásticos e sua correta destinação

A Iniciativa 3R é o primeiro esforço global projetado para reduzir a pegada de plástico e embalagens de empresas de bens de consumo, produtores, varejistas e outros, padronizando seus esforços e criando instrumentos negociáveis que podem aumentar as reduções através de um esquema de crédito baseado no mercado.

A ação tem por objetivo usar crédito para alavancar a economia circular, por meio de incentivo a empresas que queiram assumir a liderança dentro de seus segmentos.

A iniciativa oferece um modelo comercialmente sustentável, transparente, econômico e escalável. Um de seus componentes é o 3R Corporate Standard, em relação ao qual os esforços das corporações para reduzir seus resíduos plásticos podem ser avaliados de forma independente. É certificado por terceiros, para que as empresas possam usar o padrão para quantificar com credibilidade os impactos de seus próprios esforços e seus investimentos em recuperação de resíduos e reciclagem. “Forneceremos padrões por meio de um processo robusto envolvendo várias partes interessadas, envolvendo empresas respeitadas, ONGs e governos, e extensas consultas públicas “, declarou David Antonioli, CEO da Verra.

O mecanismo de crédito 3R para projetos de atividades

Outro componente importante é o 3R Crediting Mechanism, uma ferramenta que permite a negociação de créditos emitidos por atividades de recuperação e reciclagem de plásticos em todo o mundo. As empresas podem comprar créditos para apoiar financeiramente e acelerar projetos que recuperam e reciclam plásticos e embalagens, contribuindo assim para a sua circularidade. “Este mecanismo 3R – Reduzir, Recuperar, Reciclar – é o resultado de especialistas reunidos, arregaçando as mangas e assumindo o desafio de melhorar a coleta”, disse Mario Abreu, Vice-Presidente Global de Sustentabilidade da Tetra Pak. “O desenvolvimento e o financiamento de soluções para mitigar possíveis vazamentos para o meio ambiente é um dos principais objetivos do meu coração e apoia o objetivo da Tetra Pak de enviar zero de caixas para aterros sanitários”, concluiu.

Benefícios sociais e ambientais

Além de combater o lixo plástico, o mecanismo de crédito também traz benefícios sociais diretos. No Brasil, por exemplo, o mecanismo permitirá que os catadores desfavorecidos gerem renda adicional e melhorem suas condições de trabalho por meio da venda de créditos de recuperação de resíduos plásticos. No sudeste da Ásia, os créditos 3R vão desbloquear novos investimentos em infraestrutura de coleta e reciclagem de resíduos em falta para reduzir a poluição do plástico em sua origem.

Mais de uma dúzia de pilotos iniciais de potenciais projetos de emissão de créditos, visando diferentes tipos de plásticos e atividades de embalagem e recuperação, serão desenvolvidos nos próximos anos na América Latina, África e Sudeste Asiático. “Até hoje, houve muito pouco investimento em esforços de recuperação e reciclagem de resíduos, especialmente no mundo em desenvolvimento, onde o apoio é mais necessário”, disse Moura Costa.

A Iniciativa 3R foi fundada pela Danone, Veolia, Nestlé, Tetra Pak e é liderada pela Verra, criadora de padrões internacionais, e pela BVRio, desenvolvedora do mercado ambiental, ambas organizações sem fins lucrativos. A Conservation International e o South Pole contribuem como consultores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link