Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Notebook de plástico reciclado, reciclagem das flexíveis e Mural ecológico

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Acer tem meta de ser carbono zero até 2035. Nestlé e Yattó criam projeto para acelerar reciclagem de embalagens plásticas flexíveis. Mural é feito com mais de 400 mil tampas plásticas na Venezuela

Notebook de plástico reciclado

A empresa de tecnologia Acer anunciou que aumentará seu portfólio de notebooks Vero com mais cinco equipamentos da linha. A linha de computadores é feita com plástico reciclado. 

A produção nacional engloba mais três notebooks, além do lançamento de dois monitores “verdes” importados, que já estão disponíveis no e-commerce da companhia com o objetivo de proporcionar tecnologia de ponta, mas também incentivar a adoção de iniciativas ecológicas.

Dessa forma, são três novos modelos de máquinas Vero que, em suma, se direciona para home office ou estudos. 

Todos são feitos com 30% de plástico PCR (pós-consumo) no chassi e na moldura da tela; e 50% nas capas do teclado. Além disso, o chassi sem pintura reduz o impacto negativo dos Compostos Orgânicos Voláteis. 

Os modelos também possuem as teclas R e E do teclado espelhadas, de maneira a reforçar a principal mensagem da linha: REduzir, REutilizar e REciclar.

Vale lembrar que a estrutura dos equipamentos foi pensada para uma fácil atualização, com parafusos padrão de fácil reparação e reciclagem. Eles também possuem embalagem 100% reciclável e desenvolvida para que parte do conteúdo da caixa se transforme em um suporte para notebooks. 

Assim, os dispositivos são embalados com 85% de papelão e todas as embalagens de espuma de LDPE foram removidas sem diminuir a proteção da caixa.

Desde 2011, a Acer poupou 109.054 toneladas de carbono, assumindo o compromisso de carbono zero até 2035.

Reciclagem de embalagens plásticas flexíveis no Brasil

Com o objetivo de fomentar a reciclagem de embalagens plásticas flexíveis no Brasil, a Nestlé, em parceria com a startup Yattó, especializada em soluções de economia circular e logística reversa, criou um projeto focado em estruturar uma cadeia efetiva para esse tipo de embalagem. 

A princípio, o objetivo é acelerar e dar escala ao projeto, a companhia convidou outras empresas a se juntarem à essa jornada. 

PepsiCo, Mars e Cargill passaram a integrar a iniciativa em 2022 e o número de embalagens flexíveis recicladas teve um incremento de 3900%, passando de 5 toneladas, em 2021, para 200 toneladas em 2022.

Além disso, o marco celebrou o primeiro Comitê Yattó Transforma, no Panela House – espaço de inovação aberta da Nestlé, que fica na sede da companhia na capital paulista. 

O evento também reuniu especialistas na área de inovação para embalagens e sustentabilidade. Dos materiais que chegam nas cooperativas atualmente, cerca de 40% são rejeitos, com parte expressiva representada pelas embalagens plásticas flexíveis. 

Por serem de difícil reciclagem, até há pouco tempo eram enviadas diretamente aos aterros sanitários.

Sobretudo, em 2021, a versão piloto do projeto contou com seis cooperativas que, ao longo de seis meses, registraram o total de 5 toneladas recicladas. 

Este ano, serão 200 toneladas recicladas em conjunto com 55 cooperativas, localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Isso equivale a 100 milhões de embalagens de chocolate coletadas, redução de emissão de mais de 300 mil kg de CO2 na atmosfera e economia de mais de 1 milhão de litros de água.

Mural ecológico

Foi em clima de festa que Oscar Olivares inaugurou o maior mural ecológico do mundo feito com mais de 400 mil tampas de plástico na Avenida António Machado, em Guatire, Venezuela.

O momento contou com a presença de centenas de pessoas para observar a obra que exigiu quase uma tonelada de plástico. 

Para Olivares, “a peça torna toda a região num exemplo de arte, reciclagem e trabalho em equipe”, disse o artista à EFE. Já que foi montada com a ajuda de voluntários e a partir de tampas doadas pelas comunidades mais próximas.

Sobretudo, a obra irá concorrer para ser certificada pelo Guinness World Records como o maior mural ecológico do mundo com 285 metros quadrados. 

Isso porque, o atual detentor do prêmio tem 260 metros quadrados e foi construído pela Sony Playstation, em Dubai.

Além disso, o artista anunciou que o seu próximo mural, que será o último do ano 2022, será na Cota 905, em Caracas, junto à organização Otro Enfoque. Terá cerca de 50 mil plástico reciclado e vai arrancar ainda esta semana.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo