Você sabe o que mudou na comunicação depois do plástico?
Versatilidade do material contribui imensamente para o avanço no segmento
Atualmente é possível encontrar no mercado diversos eletrônicos mais eficientes, acessíveis e que possuem mais facilidade de serem reciclados. Mas nem sempre foi assim. O universo dos eletrônicos, informática, comunicação, transmissão de dados e do entretenimento não chegaria onde está se não fossem os avanços com relação ao plástico.
A versatilidade desse material contribui grandemente para o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas – é possível contar com equipamentos mais leves, além de consumir menos energia. A eletricidade, nos dias atuais, é essencial para manter o padrão de vida, mas infelizmente ela tem o poder de ser letal quando não usada de maneira adequada, ou seja, com um isolamento que permita a utilização dela com segurança.
O plástico faz a diferença nesse quesito: ele não é condutor de eletricidade e pode ser usado em uma variedade de aplicações. É possível afirmar que, o setor de eletroeletrônicos não evoluiria se não houvesse o desenvolvimento dos materiais poliméricos, pois não existem outros tipos de materiais que possam concorrer nem dispor da mesma combinação de propriedades – resistência ao impacto, flexibilidade, fácil processabilidade, moldabilidade, leveza e excelente isolamento térmico.
Mas quais aplicações das peças plásticas que contribuem?
O PVC é amplamente utilizado para isolamento de fiação elétrica, os plásticos termofixos, que tem a capacidade de suportar altas temperaturas, são utilizados em interruptores, luminárias e alças. Além disso, praticamente todas as carcaças de equipamentos eletrônicos como televisões, geladeiras, computadores, ventiladores, e outros tem materiais poliméricos como o polipropileno, resinas estirênicas – ABS, DAN e HIPS ou policarbonatos.
O plástico não é utilizado somente para isolamentos, a versatilidade deste material permite o desenvolvimento e inovação ilimitada, com relação à utilização dele nas novas tecnologias. São fabricados dispositivos eletrônicos baseados em materiais poliméricos, onde são confeccionados condutores e semicondutores orgânicos.
Os novos materiais, como as polianilinas, vão além de eletrônicos convencionais baseados em silício, eles abrem perspectivas para o desenvolvimento de sistemas microeletrônicos, de materiais poliméricos eletricamente ativos que tem a capacidade de suprir a demanda por equipamentos eletrônicos finos, flexíveis, leves, de baixo custo e com diversas funcionalidades.
Mas quais as vantagens do uso do plástico em eletroeletrônicos?
A simplicidade e economia no desenvolvimento, com certeza, são as principais vantagens do uso de polímeros em aplicações eletroeletrônicas. Eles favorecem a redução do consumo de energia, economia de espaço, diminuição de peso e mais segurança do produto. Quanto mais avança o setor de tecnologia e comunicação, mais soluções surgem para o plástico com relação às inovações no setor.
Os polímeros auxiliam no armazenamento de energia, a eficiência dos recursos proporciona a flexibilidade do design das peças plásticas, a minimização dos aparelhos, como os smartphones, só foi possível devido a utilização de variados tipos de polímeros.
A resistência do material plástico é imensa, além de contar com alta capacidade de isolar a corrente elétrica – com o plástico é possível evitar choques, tensões mecânicas, flexibilidade e durabilidade do material, e isso o torna ideal para aplicações vitais, o que garante fontes de alimentação de energia elétrica mais eficientes e confiáveis.
Além disso, é possível contar com segurança maior, pois o plástico proporciona soluções que inibem a ignição e que retardam a chama, e por isso evita incêndios. Ele atende a normas e legislações de segurança que são exigidas para os produtos.
É possível afirmar que, se o plástico não existisse e fizesse parte do desenvolvimento na área de tecnologia e comunicação, seria impossível contar com todas as opções de segurança e progresso que a sociedade dispõe atualmente.