Versatilidade do material contribui imensamente para o avanço no segmento
Atualmente é possível encontrar no mercado diversos eletrônicos mais eficientes, acessíveis e que possuem maior facilidade de serem reciclados. Mas nem sempre foi fácil assim. O universo dos eletrônicos, informática, comunicação, transmissão de dados e do entretenimento não chegaria onde está se não fossem os avanços com relação ao plástico.
A versatilidade deste material contribui grandemente para o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas – é possível contar com equipamentos mais leves, além de consumirem menos energia. A eletricidade, nos dias atuais, é essencial para manter o padrão de vida, mas infelizmente ela tem o poder de ser letal quando não usada de maneira adequada, ou seja, com um isolamento que permita a utilização dela com segurança.
O plástico faz a diferença nesse quesito: ele não é condutor de eletricidade e pode ser usado em uma variedade de aplicações. É possível afirmar que, o setor de eletroeletrônicos não evoluiria se não houvesse o desenvolvimento dos materiais poliméricos, pois não existem outros tipos de materiais que possam concorrer nem dispor da mesma combinação de propriedades – resistência ao impacto, flexibilidade, fácil processabilidade, moldabilidade, leveza e excelente isolamento térmico.
A simplicidade e economia no desenvolvimento, são algumas das principais vantagens do uso de polímeros em aplicações eletroeletrônicas, pois eles favorecem a diminuição do consumo de energia, economia de espaço, diminuição de peso e maior segurança do produto. Quanto mais avança o setor de tecnologia e comunicação, mais soluções surgem para o plástico com relação às inovações no setor.
Com isso, é possível afirmar que, se o plástico não existisse e fizesse parte do desenvolvimento na área de tecnologia e comunicação, seria impossível contar com todas as opções de segurança e progresso que a sociedade dispõe atualmente.