Pesquisadores mexicanos do Departamento de Processos de Transformação de Plásticos do Centro de Pesquisa em Química Aplicada (CIQA) conseguiu fabricar um plástico industrial que tem maior resistência ao fogo.
O produto foi realizado com hidróxidos metálicos, que geraram o composto plástico mais resistente. O projeto tem como objetivo produzir peças que possam ser expostas a altas temperaturas sem derreter.
Dentre os polímeros mais resistentes, destacam-se o náilon, poliéster e polietileno que devem ser usados no composto. Por ora, os pesquisadores devem focar-se em plástico resistente para automóveis, contudo os produtos devem ser adaptados para outras indústrias.
As informações são de um site Mexicano. Segundo a entrevista concedida pelos pesquisadores ao site, hoje os compostos plásticos utilizados em automóveis são muito suscetíveis ao calor, causando derretimento, por exemplo.
Com a descoberta, isso poderá ser solucionado. Mas o projeto ainda passará por diversas comissões, até mesmo para determinar sua viabilidade financeira e prática no mercado em geral.
Mais informações podem ser lidas no site: http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2016/10/12/cientificos-mexicanos-crean-plasticos-industriales-resistentes-al-fuego