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Mercado de filmes BOPP prevê estagnação em 2019

Para 2019, a previsão é de estagnação no setor, além de margens mais apertadas para os filmes de polipropileno

O volume de filmes BOPP (polipropileno) comercializado em 2018 no Brasil foi de aproximadamente 152 mil toneladas. Os associados da ADIRPLAST foram responsáveis por pouco mais de 22 mil toneladas desse total. Para 2019, a previsão é que o mercado feche com números próximos, porém prevê uma estagnação comparada ao ano anterior.

O mercado de filmes BOPP e BOPET (biorientados de polipropileno e poliéster) sentiram as variações econômicas. O primeiro semestre foi complicado apesar da previsão inicial de crescimento. “Os volumes aumentaram pouco, porém, a margem de lucro está cada vez menor. Quedas de preços e questões tributárias dificultam os negócios para este ano”, segundo Cecília Vero, diretora da ADIRPLART (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins).

A diretora reforçou que 2019 trouxe de volta ao setor, o fantasma da inadimplência. “É necessário estar atento a esse problema que voltou com bastante força neste ano, é preciso analisar o segundo semestre com cautela”, comenta.

Luciano da Polo Films, que atualmente é um dos maiores fornecedores brasileiros de filmes BOPP, responsável por 28% do mercado, acredita em uma melhora no mercado. “Sou muito otimista quanto à capacidade de negócio. A demanda mundial de BOPP em 2019 está prevista para 9,9 milhões de toneladas, 148 mil toneladas para a demanda doméstica”, diz Luciano.

Luciano ainda explica a necessidade do mercado se atualizar com as novas demandas. “A força da indústria de filmes BOPP deriva dos altos volumes usados nas embalagens primárias. O crescimento nos mercados de alimentos embalados em todo o mundo continuará ser um setor chave para a demanda futura. Precisamos estar atentos às tendências,” comenta.

Para os associados da ADIRPLAST a importância da reforma tributária é importante para a melhora nos negócios. Cecília Vero aponta positivamente as mudanças no Congresso. “É um ponto essencial para a melhoria de toda a nossa cadeia de negócios, principalmente para terminarmos esse ano de maneira positiva”, acrescenta.

Para o presidente da entidade, Laercio Gonçalves os encontros entre fornecedores e associados são ótimos para todo o segmento. “É necessário toda a cadeia unida, trazer a Polo Films para debater com os associados representante de filmes BOPP é essencial para garantir 2019 positivo para todos”, acrescenta ele.

A ADIRPLAST possui como diretriz o fortalecimento na distribuição de resinas plásticas, filmes de BOPP-PET e plásticos de engenharia. Possui como objetivo demonstrar a importância que os distribuidores possuem para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plástico.

Atualmente, a ADIRPLAST agrega distribuidoras de resinas plásticas, plásticos de engenharia e filmes BOPP-PET, que, juntas, tiveram faturamento em 2018 de aproximadamente R$4 bilhões, respondendo por cerca de 12% de todo o volume de polímeros e filmes BOPP-PET comercializados no país.

As empresas essenciais ao setor de plástico brasileiro e os distribuidores associados á ADIRPLAST, emitem mensalmente aproximadamente 25.000 notas fiscais e 80.000 duplicatas, contando com uma carteira de 7.000 clientes e 11.500 transformadores de plásticos no Brasil.

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