Inova Plastic, espaço destinado a experiências do setor dentro da Feiplastic trouxe debates e soluções que apontam para o futuro do setor
O robô inteligente e interativo Dubô, quando não circulava pelo Expo Center Norte promovendo entre os visitantes a nova arena INOVA PLASTIC, fazia o papel de recepcionar os visitantes nesse que foi o grande espaço de inovação da FEIPLASTIC (Feira Internacional do Plástico), realizada na última semana em São Paulo. O personagem era apenas o primeiro indício da experiência tecnológica e do conteúdo atrativo que o visitante encontraria no local.
Dentre as experiências à disposição do público na arena, estava a oportunidade de andar por um circuito fechado em um patinete elétrico que, feito em parte de plástico, é mais leve do que a maioria encontrada no mercado. Ainda em meios de transporte, o carro elétrico Renault TWIZY, feito em 75% de plástico, representou o futuro do setor automobilístico em se tratando de mobilidade elétrica com zero emissão de poluentes. Para o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio de Almeida, o evento mostra a mudança de pensamento e atuação do setor. “É importante entender a inovação e a colaboração que deve existir entre os diversos players do setor. Existem muitos outros cases de sucesso e nossa intenção é ampliar cada vez mais esse espaço”, finalizou.
PicPlast
O Movimento Plástico Transforma – iniciativa do PICPlast, criado pela ABIPLAST e pela Braskem – usou o entretenimento para levar educação e conscientização ao público do INOVA PLASTIC.
No local, o visitante podia desafiar um robô a resolver um cubo mágico, desenhar com canetas 3D (criando desenhos com filamento plástico), entender o funcionamento de um sistema de autoirrigação em hortas automatizadas e conhecer o jogo virtual Eckoblocks, no qual é possível gerenciar uma cidade de maneira sustentável por meio da reciclagem.
Nessa área, a principal novidade apresentada foi uma impressora 3D com quatro compartimentos para impressões simultâneas. “Com 50 mil visitantes de 30 países em cinco dias, a feira se consolidou como o maior evento do setor na América Latina e mostrou o que a indústria tem de mais moderno e inovador em matéria de plástico”, afirmou José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).