Casa / Notícias / Marca espanhola transforma plástico dos oceanos em óculos estilosos

Marca espanhola transforma plástico dos oceanos em óculos estilosos

Baseada na sustentabilidade e economia circular, a Sea2See incentiva a consciência global

O mundo da moda sempre coloca em pauta a sustentabilidade em todos os seus processos, com o intuito de oferecer soluções criativas e consequentemente evitar o desperdício de materiais que contribuem para a poluição do meio ambiente. Para exemplificar essa preocupação, a Sea2See, uma marca espanhola vem reciclando plástico que resgata dos oceanos e os transforma em óculos de extrema elegância e sofisticação.

A empresa entende e leva em conta que são necessários, no mínimo, 450 anos para a decomposição do plástico e que, uma grande parcela da indústria da moda continua com o uso do material. Ainda existe um longo caminho para que as pessoas entendam a importância da reciclagem para a vida humana e da natureza.

Quando cada um faz um pouco, as coisas melhoram e caminham bem – por isso, a iniciativa dos óculos é excelente e um bom começo, assim como a iniciativa da Stella McCartney, que utiliza o plástico também retirado do oceano em suas roupas. Francois Van den Abeele, fundador da Sea2See contou que está atento ao problema faz algum tempo e que, junto com as autoridades da Espanha, contrata pescadores da região para coletar os resíduos que se acumulam nas redes quando estão trabalhando. Para Francois é uma situação triste e relata “Eu vivi grande parte da minha vida nos oceanos ou ao redor dos oceanos”.

O material que é recolhido divide-se entre o que pode ser utilizado na fabricação dos óculos e o que precisa ir para a reciclagem. Cada peça demanda 10 quilos de plástico na sua confecção – são mais de oito milhões de toneladas de plástico jogadas nos mares todos os anos e essa enorme quantidade de material precisa ser reutilizada de alguma forma para evitar mais estragos ao meio ambiente.

De acordo com o site da marca “Sustentabilidade é quase inexistente na indústria de eyewear, em que o plástico é a matéria-prima” e ainda “O espírito da Sea2See é criar uma consciência global sobre o problema da contaminação dos oceanos através de um produto estiloso, que todos possam usar com orgulho”. Dos modelos mais clássicos quadrados aos de estilo aviador, a marca disponibiliza para o consumidor tudo o que pode ser considerado mais cool nesse mundo, ou seja, a oportunidade e consciência a respeito do meio ambiente e todos os seres vivos que dependem direta ou indiretamente dele.

Esses modelos de óculos da Sea2See custam entre 80 a 100 libras, e são vendidos através do e-commerce. Apesar da dificuldade de fazer com que as pessoas acreditassem que o produto é realmente interessante e sustentável, os óculos estão à venda na Espanha, Itália, Holanda e Bélgica. Além disso, Van Den Abeele está em negociação com distribuidores australianos e norte-americanos – a marca chegou às finais dos prêmios ‘Chivas Venture’, concurso que conta com um fundo de US$ 1 milhão e apoia empreendedores sociais promissores, assim como destacar na sociedade as novas empresas que proporcionam impacto social positivo e que visam ser sustentáveis.

Além disso, verifique

Braskem desenvolve embalagem que detecta alimento impróprio para consumo

Quando passa do ponto, caixa muda de cor para sinalizar Ao analisar o mercado, a …