Marca de acessórios sustentáveis, Tampinhas plásticas e Embalagens de plástico 100% reciclado
Designer desenvolve projetos laboratoriais e acessórios sustentáveis a partir do polietileno. Projeto arrecada tampinhas para reciclagem. Hellmann’s anuncia o uso expandido de plástico reciclado nas embalagens
Designer cria marca de acessórios sustentáveis
O designer carioca, Leonardo Jarlicht, resolveu criar uma destinação inovadora para as embalagens de plástico que acumulou em sua casa durante a pandemia. Assim, frente a possibilidade de inovação, o jovem desenvolveu o “Vai que”, uma abreviação para “vai querer sacola?”.
Dessa forma, o projeto acontece em um laboratório de soluções sustentáveis, que se transforma na marca de acessórios.
A princípio, o processo começou na própria casa de Leonardo, com sacos de supermercado e ferro de passar roupa. Atualmente ele dá nova destinação a duas toneladas de plástico por mês.
O jovem vê o plástico como uma matéria-prima relevante, por isso, passou a desenvolver objetos e resoluções para o uso do material. E pontua que apesar de ter usado outros materiais para a fabricação de couro, esse é o momento de usar o polietileno.
A fábrica instalada na Lapa, produz para outras empresas, e recentemente lançou uma linha de acessórios própria. Nas produções estão: shoulder bags, mochilas e carteiras; todas produzidas com polietileno e aparência de couro.
Projeto incentiva reciclagem e solidariedade
O Projeto APPINHA, dos Portos do Paraná, celebrou dois anos de reciclagem e solidariedade, com colaboradores da empresa e da comunidade portuária arrecadando cerca de meia tonelada de tampinhas plásticas.
Todas as doações são destinadas ao Lar de Idosos Perseverança, onde são transformadas em fraldas. A iniciativa pretende manter a mobilização para beneficiar os 68 residentes da instituição.
Diante disso, Miguel Nasser Bisneto, Coordenador de Assistência Médica e Social, destacou a adesão positiva ao projeto e expressou o desejo de expandir as parcerias de arrecadação.
A comunicação do Lar Perseverança ressaltou a importância das doações para uma entidade filantrópica sem fins lucrativos.
Tampões de plástico podem ser doados nos Portos do Paraná, em pontos de coleta ou na Coordenadoria de Assistência Médica e Social.
Além disso, a comunidade pode contribuir pegando cartinhas na árvore de Natal do Lar para presentear os idosos, proporcionando momentos especiais durante o período festivo.
Uso de plástico 100% reciclado nas embalagens Hellmann’s
Com o objetivo de utilizar plásticos 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025, a marca Hellmann’s anuncia que fará uso de material totalmente reciclado em seus frascos, incluindo todos os produtos.
A medida implementada visa diluir as proporções entre 20% e 100% entre os recipientes de maioneses, mostarda e molhos. O exemplo dado pela empresa, é da embalagem da maionese tradicional e saborizada, que terá compostos de 40% PCR (resina pós consumo).
Assim, para essa inovação, a Hellmann’s insere o plástico em uma processo de higienização, reciclagem e produção que o transforma em uma resina chamada de PET PCR.
A diretora de marketing da marca destaca: “O uso de plástico 100% reciclado nas embalagens de Hellmann’s representa um grande passo em direção a um futuro mais sustentável. Estamos orgulhosos do que já conquistamos até agora e animados para expandir ainda mais o uso de uma matéria-prima que seria descartada, mas, que agora, volta para a cadeia de produção e ganha uma nova chance”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.