Representantes do governo brasileiro avaliam os possíveis efeitos de uma medida comercial em discussão nos Estados Unidos
As importações brasileiras podem sofrer um adição de 25% de tarifa, e os setores de máquinas, equipamentos e plásticos sofreriam um maior impacto. A intenção vem após uma investigação dos Estados Unidos que acusa o governo brasileiro a de adotar práticas que "oneram ou restringem" o comércio com os norte-americanos.

A análise vem do ministro Marcio Elias, do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), no último dia 2 depois de uma reunião de ministros do governo brasileiro para discutir uma recomendação do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos).
O governo brasileiro intensificou as negociações com os Estados Unidos para evitar a adoção da tarifa adicional de 25% sobre parte das importações brasileiras.
Diante disso, o ministro elenca: "Os setores mais atingidos seriam de máquinas, de equipamentos, que têm valor agregado e trazem muito prejuízo, como disse o Vice-Presidente, para emprego, para renda para as indústrias. Setor de plásticos, produtos de madeira, esquadrias de madeira, papel, cartão, calçados também é um setor que seria, em tese. Ferro fundido, e peixe e crustáceos.”
Porém, Elias afirmou que o governo acredita que não haverá conversão em tarifas. Ainda nesse sentido, o ministro do MDIC ressaltou que a recomendação feita pelo USTR alcançaria. Atualmente, em torno de 21% do que o país exporta para os EUA.
Portanto, ele conclui: "Nós temos cerca de 54% do que exportamos para os EUA, livre do tarifaço. 25% estão na Seção 232, e 21% ficaria exposto se essa recomendação se convertesse, se a tarifa fosse aplicada.”
Vale relembrar que a nova taxa ainda não está valendo. Isso porque, apenas com a investigação formal concluída, feita pela legislação estadunidense. Além disso, juntamente a uma série de consultas públicas antes que as medidas entrem em vigor.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a Indústria do Plástico, somos a maior e mais completa plataforma de divulgação da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, entregamos resultados comprovados para centenas de empresas do setor.
© 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.