Super Finishing
Feiras / EventosNotícias

LORD lança produtos na FEIPLAR & FEIPUR 2018

Produtos com base de acrílico e poliuretano são ideais para colagem de peças de compósitos usadas principalmente por montadoras

A subsidiária local da norte-americana LORD Corporation, que está situada em Jundiaí (SP), esteve presente mais uma vez na FEIPLAR & FEIPUR, principal feira do setor latino-americano de compósitos que ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro deste ano, no Expo Center Norte (SP). A companhia é especializada na fabricação de adesivos estruturais.

Desta vez, a empresa programou alguns lançamentos para o evento. O primeiro, denominado LORD 852/25GB, é um adesivo base acrílico indicado para a colagem tanto de compósitos como de metal. “É o produto do nosso portfólio que apresenta atualmente o melhor desempenho, pois combina grande uniformidade de colagem e alta resistência, devido à coesão interna muito grande, com maior alongamento, características desejáveis em adesivos de alta performance”, explica Andrios de Souza, supervisor de vendas da LORD.

Em comparação às gerações anteriores de adesivos acrílicos da LORD, Souza afirma que a novidade garante uma performance até 15% superior em termos de resistência – o percentual pode variar conforme o tipo de colagem. “A despeito desta melhora importante de desempenho, o preço permanece bastante competitivo”. Fabricado no Brasil, o LORD 852/25GB já está sendo usado por montadoras de ônibus e fabricantes de pás eólicas.

A outra novidade da LORD na Feiplar faz parte da categoria de adesivos conhecida como ‘PU Fast’, isto é, formulações à base de poliuretano caracterizadas pela cura rápida. Chamado de LORD Fusor 2001/2003 NG, o produto mantém o mesmo tempo de aplicação (open time) dos adesivos PU convencionais, mas reduz de 2h30 para 45 minutos o tempo de manuseio da peça (handling time). “O diferencial dele é o tempo de cura, sendo um produto mais rápido, que permite uma produtividade mais elevada que os compósitos e plásticos.”, afirma Gabriel Matos, do departamento de tecnologia de vendas.

O produto é ideal para as principais demandas das montadoras, sendo o alvo principal do lançamento da LORD, pois pode ser aplicado na colagem de para-choques, tetos e painéis, entre outras peças de compósitos presentes em ônibus, caminhões e veículos agrícolas. O LORD Fusor 2001/2003 NG é semelhante aos demais adesivos à base de PU produzidos pela LORD, pois apresentam a mesma viscosidade da geração anterior, assim, o usuário não necessita fazer qualquer alteração na sua linha para usar a nova versão.

Outro produto que a marca levou para o seu estande foi o LORD LA 505/19; 510/19; 520/19 (base acrílico). A série 500 de adesivos foi lançada na linha de adesivos acrílicos estruturais, desenvolvidos para manter as mesmas características e performance conhecidas dos produtos LORD. Os adesivos contam com tempos de cura distintos para melhor se adaptar à sua necessidade de aplicação. “É um produto novo, que tempo de cura mais rápido e não tem tack residual após 24 horas, ótimo para lixamentos, pintura e acabamentos.”, diz Gabriel.

A LORD levou também o adesivo acrílico LORD LA 510/19 NF com base em acrílico e não inflamável. O produto segue os mesmos padrões de desempenho da série 500, que apresenta desempenho mecânico em metais, compósitos e plásticos de engenharia, além de ter um handling time consideravelmente menor. Foi desenvolvido para promover um ambiente de trabalho mais seguro e com qualidade. “Possui um cheiro mais ameno que os adesivos acrílicos normais, que são cheiros que incomodam bastante na produção e na aplicação.”, completa André Luis, desenvolvimento de produtos.

Outra atração do estande da LORD será a apresentação do Stark, novo jipe da TAC Motors. Parceira da TAC desde 2008, quando teve início o projeto de desenvolvimento do veículo, a LORD fornece o adesivo LORD LA 034/19 para a colagem do capô do Stark.

“Em paralelo, existem outros projetos de ampliação do uso dos nossos adesivos nos modelos montados em Sobral pela TAC, sobretudo focados em melhorias de processo e redução de peso”, comenta Tiago Fruet, gerente de contas sênior da LORD.

Sobre a LORD

Em 1972, a LORD chegou no Brasil e instalou a unidade industrial em Jundiaí (SP). A LORD participa dos principais projetos que envolvem o uso de materiais compósitos nos mercados de transporte e náutico, entre outros. Sua matriz foi fundada em 1924, em Cary (EUA), a LORD também desenvolve sistemas de controle de vibração, ruído e tecnologias de sensoriamento para os mercados automotivo, aeroespacial e defesa, óleo/gás e industrial. Para mais informações, acesse www.lord.com.

Tag

Artigos relacionados