Blob Web
Notícias

ITAL lança livro “Embalagens plásticas flexíveis: principais polímeros e a avaliação de propriedades”

No mês de junho o ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos – lançou a 2ª edição do livro “Embalagens plásticas flexíveis: principais polímeros e avaliação de propriedades”, o qual foi desenvolvido pela equipe técnica do CETEA – Centro de Tecnologia da Embalagem – contando com 19 autores e dois editores.

O livro foca na área de embalagens flexíveis e dentro dele é possível encontrar temas como materiais plásticos que podem ser usados, suas propriedades, aditivos que entram na formulação de uma embalagem, adesivos, propriedades importantes de embalagens para alimentos e bebidas, quantificação dessas propriedades por meio de ensaios de laboratório, sua importância para conservação e comercialização de alimentos e bebidas, impactos ambientais, questões regulatórias entre outros temas que ele aborda.

Claire Sarantopoulos, editora do livro e pesquisadora científica do ITAL destaca que “a atuação do CETEA é um orgulho muito grande” e diz que, além de homenagear os 35 anos do Centro de Tecnologia de Embalagens da instituição, “essa obra também contextualiza duas gerações de pesquisadores do ITAL: a equipe da primeira edição do livro, em que muitos desses colaboradores ainda estão no instituto e agrega também a nova geração que foi, de certa forma, formada pela equipe anterior”. Junto a Claire, Fábio Teixeira, também pesquisador do ITAL completa que “é uma satisfação enorme poder colaborar com a atualização de uma publicação tão importante para o setor técnico-científico da área de embalagens, que teve envolvimento e dedicação de toda equipe”.

O lançamento do livro com certeza contribuirá com o desenvolvimento nesse setor. O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, frisa que “quando colaboramos com os profissionais do setor produtivo para aprimorar seus processos e produtos, estamos na verdade ajudando toda a sociedade, garantindo alimentos de qualidade e seguros, aumentando a competitividade das empresas e, sobretudo, minimizando os impactos ao meio ambiente”.

Claire ressalta que “é um livro base, para conferir e aumentar a competitividade técnica dos profissionais da área da embalagem”, que “tem importância fundamental nas questões de qualidade e segurança dos alimentos e proteção contra o meio externo associada à embalagem” e por fim, completa ao dizer que discutiram “aspectos ambientais e da legislação brasileira, Mercosul e internacional”. Além dessas utilidades, o livro pode ser usado em cursos, cursos técnicos e tecnológicos na área de plásticos, pelos fabricantes de embalagens flexíveis, pelas indústrias que fazem uso dessas embalagens.

A obra que tem o patrocínio da Bemis, Empax, Incoplast, Poli Instrumentos, Terphane e Vitopel, teve seu lançamento oficial realizado durante o curso de Embalagens Plásticas Flexíveis: Materiais & Propriedades, na sede do ITAL em Campinas/SP, entre os dias 20 e 22 de junho.

O Portal Plástico Virtual é parceiro do ITAL, para trazer conteúdos relevantes, mantém seus leitores sempre informados de todas as inovações que surgem no segmento do plástico, sendo o mais completo da América Latina. Acompanhem nossas notícias diárias e fique por dentro de tudo acontece.

Tag

Artigos relacionados