Bulher
EmbalagemMais LidasNotícias

Isopor® Amigo se transforma em Programa e firma parcerias

A iniciativa promove a logística reversa dos produtos plásticos produzidos em Poliestireno Expandido

Idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, recicladores, indústria petroquímica e sindicato, com a ABIPLAST na gestão de projeto e a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade), o Isopor® Amigo, anteriormente operando como projeto piloto, se transformou em Programa e firmou novas parcerias.

A primeira é com a Organa Biotech, que a partir de agora irá orientar as empresas que já disponibilizam as marmitas em EPS ao programa sobre a destinação adequada dos resíduos orgânicos. Além disso, a nova parceira vai oferecer PEV’s nas empresas para o recolhimento do orgânico, assim como nos restaurantes do Perini Business Park.

A compostagem será feita in loco, transformando os restos em produto (adubo) de alto valor agregado. A ação permite retornar os resíduos orgânicos para o ciclo de produção de alimentos, pois o adubo resultante da compostagem é utilizado no próprio Perini Business Park. Além disso, não há utilização de combustíveis fósseis na movimentação de cargas, pois tudo ocorre no mesmo local de destinação correta das marmitas de EPS.

O reaproveitamento de resíduos orgânicos faz parte da lógica da economia circular, com o uso dos nutrientes ainda na matéria orgânica. Além disso, o correto tratamento da parcela úmida dos resíduos sólidos urbanos contribui para maior eficiência na disponibilização correta dos itens recicláveis.

Com a ampliação e consolidação do piloto como Programa, os principais objetivos são recolher toda embalagem em EPS – não apenas marmitas, boxes e bandejas -, levar a iniciativa para fora do Perini – Joinville e buscar mais apoiadores. Hoje, Copobras, Isoterm, Knauf, Isorecort (Grupo Mundial), Santa Luzia, SIMPESC, Termotécnica e Unigel estão juntos no Programa.

Com os avanços da iniciativa, depois de ficar na segunda colocação no Prêmio de Sustentabilidade em Projeto, que fez parte do IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), o Programa Isopor® Amigo agora concorre ao Prêmio ODS Santa Catarina.

A iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina reconhece ações que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os três projetos com a melhor avaliação, em cada uma das categorias, serão finalistas. A divulgação acontecerá no dia 21 de outubro e a cerimônia de entrega dos troféus e certificados ocorrerá durante a programação do Fórum Brasil ODS, nos dias 5 e 6 de novembro.

Também, no âmbito dos ODS, o Programa Isopor® Amigo promoveu o painel virtual “Cadeia de Logística Reversa e a promoção dos ODS para materiais em EPS/XPS: Case Isopor® Amigo”, no último dia 21 de setembro. Na oportunidade, explicou-se como o Programa contribui para a Agenda 2030 da ONU e foi possível conferir depoimentos de participantes, parceiros e apoiadores.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo