Blob Web
NotíciasPlástico

IIoTPlast ocorre junto à Interplast 2018

Evento da Associação Brasileira de Internet Industrial tratará sobre aplicações da Internet das Coisas e Indústria 4.0

Várias coisas são ditas sobre a Indústria 4.0 e Internet das Coisas, mas o que está acontecendo na prática? A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial – em parceria com a Messe Brasil e com o apoio da Acate Vertical Manufatura, apresentará nove aplicações ou conceitos da Indústria 4.0 totalmente voltadas à indústria do plástico.

O evento gratuito, integrado à programação da Interplast 2018 e EuroMold Brasil será realizado dia 16 de agosto, das 15h às 19h, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville (SC). A Krona, uma das empresas selecionadas, demonstrará “Os desafios da Krona na implementação das tecnologias de IIoT” e como tem sido sua jornada digital. A HarboR, empresa de Florianópolis, apresentará a “Indústria 4.0 e Gestão da Produção Simplificada”.

Ainda, a Iafox falará sobre a “Gestão da Produção em Nuvem”, que trata sobre o Caso da TAR. O Instituto Senai de Inovação e Processamento a Laser explicará o “inserto certos! Simulando o Projeto para Manufatura Aditiva” que se propõe a acertar de primeira. A TNS Nanotecnologia comentará sobre as “Três Tendências de Nanotecnologia” que pode ser aplicada ao mercado de masterbatches. A Termica Solutions abordará a “Digitalização das Injetoras”. A Spin irá falar sobre “Solucionar problemas de indústrias” através de startups.

Potencial da Internet Industrial

No Brasil, o mercado de Internet Industrial das Coisas (IIoT) movimentou cerca de US$ 1,35 bilhão em 2016, sendo que a indústria automotiva e a manufatura foram as mais relevantes, de acordo com estudo da Frost & Sullivan. Com grande potencial de transformação, especialistas estimam que este mercado movimente cerca de US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos, promovendo ganhos consideráveis de eficiência e produtividade, atuando também na redução de custos, consumo energético e uso de materiais.

A Transformação Digital engloba tecnologias emergentes como inteligência artificial, nuvens, analytics, robótica avançada e internet das coisas. A aplicação isolada ou combinada destas tecnologias contribui para a criação de novos modelos de negócios e os torna obsoletos, sendo que é neste contexto que avança a internet industrial, conectando equipamentos e máquinas que, até então, realizavam operações de maneira isolada, o que gerava grande volume de dados em tempo real.

O tratamento dessa massa de dados através de softwares de análise gera informações capazes de criar ganhos de eficiência e vantagens competitivas acentuadas para empresas de diversos setores, como agronegócios, manufatura, transporte, geração de energia e cuidados com a saúde.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) iniciou suas operações em janeiro de 2017 e atua com o objetivo de promover o crescimento acelerado e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomentar o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, além da realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação também são funções da atuação da ABII no mercado.

A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o Industrial Internet Consortium – IIC, consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Em busca de inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Embraco uniram-se para fundar a ABII, que já conta com 50 empresas associadas. Para mais informações, acesse www.abii.com.br.

Tag

Artigos relacionados