Banner Diamante Plástico 24 horas
NotíciasPlástico

Interplast e EuroMold superam expectativas e geram cerca de R$ 260 milhões em negócios

Feira recebe 28 mil visitantes de todas as regiões do Brasil e de outros 12 países

O Portal Plástico Virtual esteve na Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico e na EuroMold – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos e presenciou o clima de surpresa e satisfação de 400 marcas expositoras.

O evento foi realizado entre os dias 14 a 17 de agosto, em Joinville (SC). A estimativa de negócios deve ultrapassar R$ 260 milhões em contratos assinados ou iniciados durante a feira e que deverão ser consolidados nos próximos 12 meses, superando a expectativa inicial da organização.

O número de visitantes atingiu a marca de 28 mil pessoas, vindas de 24 estados, de 683 diferentes cidades, abrangendo todas as regiões do país, com destaque para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo e outros estados do Sudeste e do Nordeste brasileiro.

Além disso, foram registrados visitantes de outros 12 países da América do Sul, vindos da Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e de outros continentes, como China, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália e Tailândia. A qualidade dos visitantes está evidente no perfil identificado no evento: 13% são diretores, 10% sócios ou proprietários e 11% gerentes. A maioria veio em busca de máquinas, produtos acabados, matéria-prima, processos, ferramentas e dispositivos. Sendo 25% do público com participação na decisão final de compras; 21% pesquisavam produtos e soluções e 15% recomendavam empresas. Os segmentos com maior presença foram a indústria de embalagens, engenharia, automotiva e plásticos para construção civil.

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, avaliou que o clima entre os expositores é altamente positivo. “A feira cumpriu o seu papel de relacionamento, negócios e capacitação, consolidando-se como o investimento em marketing B2B mais completo por ser a ferramenta que gera mais credibilidade nas negociações, pois nada substitui o face a face”, argumenta.

Em relação a edição de 2016, os eventos tiveram um crescimento de 8% em área de exposição, 30% em volume de negócios e 25% em número de visitantes. “Voltamos aos resultados registrados em 2014, uma fase anterior à crise do mercado”, relembra Spirandelli. Ele destaca ainda que o evento é o único do Brasil que concentra a cadeia completa do segmento plástico em um único espaço: fornecedores de moldes, matéria-prima, máquinas e equipamentos.

Eduardo Cansi, diretor da Apta, fornecedor de resinas termoplásticas que participa desde a primeira edição da Interplast, destacou o aumento de público e o registro de clientes de todo o Brasil. “Essa foi a melhor edição de toda a história da Interplast. Registramos casos de clientes que nos visitaram em um dia e fecharam o pedido no dia seguinte”, destaca. “A feira teve os três indicativos de qualidade de um evento: oportunidade de conhecer novos clientes, oportunidades de negócios e relacionamento com clientes e fornecedores”, comemora.

Jean Cardoso, CEO da Alltech, fornecedora de soluções para ferramentarias, máquinas serviços para a indústria, está feliz e surpreso com os resultados da feira. “A receptividade foi excelente, inclusive consolidamos negócios e estamos otimistas com as possibilidades de novas oportunidades. Os sinais de retomada da economia são claros, pois já crescemos 70% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016”, destaca.

Para Glauco Machado, gerente de vendas da Romi, a feira teve uma visitação de qualidade 80% superior a edição passada. “Recebemos visitas com interesse em produtos de todos os segmentos que atuamos: máquinas de injeção e máquinas de sopro e ferramentas, inclusive consolidamos negócios na feira com clientes de SC, PR e SP”, enfatiza.

A Karina, fornecedora de matéria-prima, trouxe lançamentos para a feira e observou a boa receptividade do mercado. “Recebemos clientes de todos os segmentos que atuamos e contatos com empresas do Mercosul e dos Estados Unidos. A feira foi uma grata surpresa”, acrescenta.

Eventos simultâneos

Na entrada da feira, um dos pontos que mais chamou a atenção do público foi a Ilha da Reciclagem com demonstração do circuito de consumo e reciclagem – máquinas e equipamentos utilizados – e a importância de reciclar o plástico 100% – em especial o PS e o EPS (isopor®), além de conscientizar o público sobre a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. E o Fórum Circular, que apresentou cases e exemplos de empresas que propõe soluções de reciclagem, abrangeu 30 pessoas.

Já o IIoT Plástico que a ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial promoveu pela primeira vez no Brasil, em uma feira. No debate, as soluções da indústria 4.0, específicas para o segmento plástico, incluindo tecnologias e cases de empresas, foram citadas. O evento, realizado em parceria com a Messe Brasil e com o apoio da ACATE Vertical Manufatura, reuniu 60 pessoas.

E o Cintec Plásticos, realizado pela Unisociesc, reuniu 300 pessoas nas 12 palestras e 40 pessoas nos seis minicursos. Já os 21 workshops realizados pelos expositores reuniram cerca de 600 participantes. O PETtalk foi outro evento de sucesso que contou com a presença de 100 pessoas, em dois dias de palestras.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios realizada durante as feiras, ampliou a possibilidade de consolidar parcerias e contratos. Foram promovidas 413 reuniões de negócios, entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, com a participação de 78 pessoas de cinco diferentes estados. Na mesa de negociações participaram 18 empresas compradoras e 60 fornecedores. Durante o evento foram consolidados R$ 3,8 milhões em negócios, o que deve ser ampliado para R$ 6 milhões nos próximos seis meses.

André Barbosa, responsável por Compras da Irizar, está satisfeito com os contatos realizados com possíveis fornecedores. “Conheci novas empresas do setor do plástico e estamparia com boas possibilidades de negócios”, comenta.

Quer saber mais sobre o que as novidades do mercado plástico? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo