Super Finishing
Notícias

Instrumentos em policarbonatos da Covestro LLC para inovação em cirurgia ortopédica

A substituição de instrumentos em aço inoxidável por plástico oferece uma opção mais conveniente para hospitais e centros cirúrgicos.

Implantes ortopédicos são úteis em restaurar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de dores e mobilidade reduzida. A Bio2 Technologies, de Woburn, Massachusetts, desenvolveu os Implantes de Vidro Bioativo Vitrium®, que são uma alternativa aos aloenxertos e metais porosos.  Além desse material inovador, a empresa também está tomando uma nova abordagem a procedimentos cirúrgicos com planos para substituir instrumentos de aço inoxidável utilizados em duas aplicações de implantes por instrumentos feitos com o policarbonato da Covestro LLC.

Um conjunto de instrumentos utilizado em associação com cirurgia de implantes ortopédicos consiste em diversos modelos que ajudam o cirurgião a determinar o implante apropriado para atingir a correção desejada. Instrumentos de aço inoxidável são tradicionalmente utilizados, mas esses instrumentos são mais caros e devem ser esterilizados antes de cada procedimento. Os instrumentos formados a partir do policarbonato Makrolon® Rx1805 são descartáveis – uma opção mais conveniente para hospitais e centros cirúrgicos.

Os implantes Vitrium C e Vitrium E da Bio2 Technologies são autorizados pela FDA e estão disponíveis atualmente nos EUA para cirurgia de reconstrução das extremidades. A Bio2 Technologies planeja oferecer instrumentos de policarbonato descartáveis após a conclusão de um estudo de validação de embalagem e esterilização, sendo esperado para o meio do ano.

De acordo com Art O’Dea, Vice-Presidente de Operações e Assuntos Jurídicos da Bio2 Technologies, a Covestro fez mais do que apenas fornecer o plástico. “A Covestro forneceu análise de fluxo de moldes e fez recomendações relacionadas à construção de moldes”, disse O’Dea. “Este suporte técnico foi muito valioso”.

“A Covestro é muito conhecida por dar suporte aos seus clientes”, afirmou Anthony Leo, Desenvolvimento de Mercado de Campo, Policarbonatos, Covestro LLC: “Neste caso, somos capazes de elevar nossos conhecimentos em materiais substanciais para ajudar a Bio2 Technologies a atingir sua visão para um kit de instrumentos descartáveis que complementariam suas cunhas Vitrium C e E”.

O policarbonato de grau médico Makrolon® Rx1805 é parte do portfólio de resinas de policarbonato da Covestro. Graças à sua biocompatibilidade documentada, este grau oferece boa resistência química e é, muitas vezes, utilizada em aplicações de tecnologia médica que requerem contato com fluidos corporais.

“Durante décadas, os OEMs médicos confiaram no desempenho comprovado da resina de policarbonato Makrolon®”, disse Lauren Zetts, Gerente de Mercado da América do Norte, Produtos Médicos e de Consumo – Policarbonatos, Covestro LLC. “Esta aplicação é apenas o exemplo mais recente de como os OEMs médicos podem agregar valor substituindo os materiais tradicionais por plásticos de engenharia”.

Tag

Artigos relacionados