Bulher
Notícias

Inovação: tudo sobre a informática industrial

Conheça a história da tecnologia na computação e como ela auxilia na indústria

A ciência da computação abrange diversas áreas, desde programação de sistemas até a área de design, e no ramo industrial não é diferente. O tecnólogo industrial é responsável pela automação de programações, principalmente em tempos em que a mão de obra passou a ser por robôs e máquinas com seu processamento automático, sem necessidade de um trabalho manual.

Para entendermos um pouco melhor, a história da informática no setor industrial começou após a Segunda Guerra Mundial, conhecido como UNIVAC I (Universal Automatic Computer), foi o primeiro computador que atendeu o mercado industrial e pesava aproximadamente 13 toneladas. Um pouco após 1951, os computadores começaram a aparecer no mercado, para indústrias como General Electric. Em 1961, o computador chegou ao Brasil e foi o primeiro a ser utilizado e foi adquirido pelo IBGE.

Conforme o passar dos anos, a informática tomou um espaço mundialmente, logo, a importância da tecnologia passou a ser indispensável e se tornou essencial que as empresas do setor começassem a buscar alternativas de como achar o que melhor se encaixasse ao seu segmento. Com isso, a busca por especialistas em processos de automação no mercado aumentou, em uma pesquisa feita pela CNI em 2020, as empresas que se adequaram às novas tecnologias aumentaram em 29% a lucratividade, mesmo com a pandemia.

Um dos pontos mais importantes e conquistas que podem ser alcançadas através da tecnologia, podemos citar a redução de custos, economia, satisfação maior de clientes, aumento da produtividade, segurança, eficiência e qualidade, não apenas na parte de produção, mas também nos produtos.

É importante ressaltar que dentre todas as inovações que a tecnologia trouxe, entre elas estão:

  • IoT (Internet das coisas)
  • Cloud Computing (Computação em Nuvem)
  • IA (Inteligência Artificial)
  • Robotização (Industrial)
  • Blockchain (segurança de dados)

Com tudo, um dos pontos que é válido destacar, é sobre como a tecnologia influenciou a indústria e como as mudanças trouxeram coisas positivas no mercado, não apenas no investimento, mas na adequação de trazer algo novo.

A capacidade de se reformular a novas realidades trouxe à tona até mesmo a sustentabilidade, o impacto de juntar a tecnologia à preservação ambiental juntamente com a indústria, mostrou que práticas sustentáveis são vitais para um crescimento harmônico com a natureza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo