Inovação para cadeia de valor do plástico
A Feira K 2022 comemora seus 70 anos com mais de 3.000 empresas de 60 países, apresentando inovações para o manuseio eficiente e responsável dos plásticos
A Feira K 2022 vem oferecendo a mais ampla gama de inovações para toda a cadeia de valor do plástico. Isso porque, o evento está acontecendo desde quinta-feira (19) e vai até amanhã, quarta-feira (26), em Düsseldorf, na Alemanha.
O evento ocupa todos os 18 pavilhões de exposição, bem como grandes áreas externas.
As exposições incluem máquinas e equipamentos, matérias-primas e auxiliares, assim como peças semi-acabadas e técnicas e produtos plásticos reforçados.
Leia mais:
- Sustentabilidade na indústria de cosméticos
- Loja sustentável, lajes de plástico e reciclagem com arte
- A busca pelo desenvolvimento sustentável nos grandes eventos: Artigo por Fabiana Quiroga
Ao todo são 3.037 expositores que representam 60 países, com forte participação da Europa, principalmente da Alemanha, Itália, Áustria, Turquia, Holanda, Suíça, França e EUA.
A princípio, a indústria alemã de plásticos e borracha estará representada com 871 expositores em 66.940 metros quadrados (cerca de 38% do espaço).
O diretor administrativo da Messe Düsseldorf, Erhard Wienkamp, comenta: “A K 2022 é nossa primeira grande feira comercial desde a pandemia. Com 179.000 m2 de área líquida de exposição, o nosso recinto de feiras está completamente lotado.”
Ele ainda acrescenta: “A K em Düsseldorf não é apenas o barômetro de desempenho da indústria e seu mercado global para inovações, mas também define impulsos econômicos sustentáveis”.
Para o diretor administrativo, especialmente após as mudanças induzidas pela pandemia e em um clima econômico global difícil, a feira vem dando orientação para o setor.
Sobre a indústria global de plásticos e borracha
Diante da situação da indústria global de plásticos e borracha, Ulrich Reifenhäuser, presidente do conselho consultivo de expositores da K 2022, disse: “Os materiais poliméricos são indispensáveis e onipresentes em quase todos os setores do nosso ambiente de vida hoje”.
Em 2021, a produção global de plásticos atingiu aproximadamente 390,7 milhões de toneladas; somente na Alemanha, 21 milhões de toneladas foram produzidas naquele ano.
Porém, segundo ele, toda a indústria enfrenta uma variedade de desafios, como problemas na cadeia de suprimentos e preços de energia explosivos. “A necessidade de intercâmbio pessoal em nível global no K 2022 é enorme, ainda mais porque a indústria de plásticos está passando por um processo de transformação para uma economia circular”, afirma.
Por isso, os três tópicos quentes da K 2022 são Economia Circular, Proteção Climática e Digitalização.
Tópicos especiais na feira
- Mostra especial oficial “Os plásticos moldam o futuro”
A mostra especial “Os plásticos moldam o futuro” no Hall 6 demonstra como os plásticos são cruciais para um futuro sustentável.
Isto é, exibe quais desenvolvimentos fascinantes já estão ocorrendo hoje e que as visões para o amanhã estão prestes a se tornar realidade.
São sete dias de debates com discussões sobre tecnologias inovadoras, palestras, demonstrações divertidas de projetos e shows experimentais emocionantes.
Além disso, a mostra especial também abordará aspectos econômicos, ecológicos e sociopolíticos e apresentará soluções para problemas com os quais a indústria de plásticos tem que lidar.
Fórum de Economia Circular
O Fórum de Economia Circular acontece na área externa entre os pavilhões 10 e 16, a VDMA (Federação Alemã de Engenharia) como organizadora e 13 de suas empresas associadas demonstrarão a importância central da tecnologia na implementação da economia circular na indústria de plásticos.
Com as máquinas funcionando, os visitantes podem ver como os resíduos plásticos são convertidos em granulados de alta qualidade.
Ou como os reciclados são processados em produtos atraentes, altamente funcionais e recicláveis por meio de vários métodos de processamento.
- Campus de Ciências
Firmemente estabelecido na K é o Science Campus. Nesta edição, tudo girará em torno do diálogo direto entre pesquisa e indústria.
Estão sendo 25 expositores com inovações interessantes e resultados de pesquisas para a indústria de plásticos e borracha.
Por isso, entre eles estão renomadas universidades, faculdades e institutos científicos, como vários Institutos Fraunhofer, a Universidade Técnica de Dresden, a Tomas Bata University Zlin, na República Tcheca e a Wageningen University & Research, na Holanda.
A K 2022 Düsseldorf estará aberta até amanhã, quarta-feira, 26 de outubro, das 10h00 às 18h30.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.