Casa / Notícias / Economia / Indústria plástica tenta superar os reflexos da crise

Indústria plástica tenta superar os reflexos da crise

Com queda nas vendas, a indústria de transformados plásticos tem buscado alternativas para vender mais. Já a indústria de máquinas e equipamentos, destaca-se em exportação e usa possibilidade como trunfo para superar a crise

Na semana do Dia Internacional da Indústria, celebrado na quarta-feira, dia 25, o portal Plástico Virtual prepara uma série de notícias voltadas para a indústria plástica. Neste texto de abertura, abordamos a atual conjuntura do mercado, influenciado tanto pela crise, quanto pela alta do dólar.

Segundo a da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, a indústria de transformação do plástico reúne no Brasil 12.500 empresas, e é um dos cinco maiores setores industriais.

Ainda assim, a entidade divulgou os dados do setor, que apontam uma queda de 8,7% em 2015 na indústria de transformação do plástico, com uma produção de 6,1 milhões de toneladas de artefatos plásticos. Essa foi a pior queda já enfrentada pelo segmento desde a crise iniciada em setembro de 2008, que apresentou sérios reflexos no mercado mundial e brasileiro durante o ano de 2009, período em que a produção do setor recuou 13,3%.

Por outro lado, o setor de máquinas para exportação – que conta também com máquinas para uso na indústria plástica – tem conseguido se destacar em 2016. O ano começou com uma queda, mas aos poucos tem registrado aumento na demanda. Em comparação com janeiro de 2016, fevereiro registrou um aumento de 34,9% nas vendas. E comparado com fevereiro, março teve um aumento de mais 12,3%.

Para as entidades representativas, investir em tecnologia, otimização de sistemas e, principalmente, ficar atento aos mercados com alto potencial é a chance de melhora da indústria plástica de transformados e de máquinas.

 

Dicas do Plástico Virtual

Algumas dicas de produtos que podem ter alta aceitação já foram apresentadas pelo Plástico Virtual, como embalagens para produtos fitness e saudáveis, embalagens para o agronegócio ou soluções para a economia de água.

Navegue por nossas páginas de notícias e fique por dentro do que está em alta na Indústria Plástica. Além disso, conecte-se com o Plástico Virtual nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Além disso, verifique

Produção rentável de componentes decorativos leves

Superfície de alta qualidade graças ao controle dinâmico de temperatura A Covestro apoia a tendência …