Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Indústria do plástico vive retração devido alta inflação

A indústria sonha com redução do IPI, que deve ter redução de 25%

Por causa da inflação e dos juros, houve retração no consumo geral das resinas, o que reflete na indústria do plástico, que vem aumentando desde novembro de 2021.

O plástico faz parte de praticamente todas as cadeias produtivas, e está presente em todos os aspectos da vida humana.

Leia também:

Agora, durante a pandemia, ficou mais evidente a importância deste material, principalmente para medicina, saúde e higiene.

Primeiramente, o principal insumo para indústria do plástico é um subproduto do petróleo, que é a resina. 

Contudo, essas resinas seguem o preço do mercado internacional.

Conforme a pandemia, a demanda por este material cresceu como nunca, uma vez que, também cresceu a necessidade por embalagens e descartáveis, seja para produtos de limpeza ou para máscaras e roupas hospitalares.

Dessa forma, as resinas tiveram um reajuste de 45% em 2021. Ainda mais, durante toda a pandemia, o reajuste passou de 80%.

Sob esse ponto de vista, Ivana Braga, presidente do Simplast-MG, pontua que com a perda do poder aquisitivo, as pessoas estão pisando no freio e reduzindo gastos.

Braga explica, “As pessoas pensam duas vezes antes de comprar uma TV ou geladeira, que têm plástico em vários de seus componentes”.

Com isso, esse custo chega à mesa do consumidor, mesmo que indiretamente, ao aumentar o preço da embalagem plástica que envolve o feijão e arroz, por exemplo.

Guerra na Ucrânia e impactos na cadeia do plástico

Indústria de embalagens plásticas flexíveis

Atualmente, a guerra entre Rússia e Ucrânia gerou impacto no preço do petróleo e seus derivados.

Nesse cenário, Ivana afirma que o mercado está abastecido, no entanto, o produto é caro. “A oferta está maior que a demanda. Tem muita gente baixando o preço para vender o estoque, porém, na hora de repor, vai ter que pagar o valor do mercado”.

Apesar disso, a dirigente está animada com a redução de 25% na alíquota do IPI, que foi anunciada pelo Ministério da Economia.

Para Braga, 70% das empresas do setor são de pequeno porte e o imposto é um custo importante para elas, por ser repassado ao produto.

Braga ainda comemora que reduzir custos é fator de competitividade, então essa é uma boa notícia para a indústria de transformação do plástico.  

Leia mais: Guerra na Ucrânia pode trazer alta para o preço do plástico

Economia circular na cadeia produtiva 

A fim de requerer novas tecnologias, processos e modelos de negócio. 

Além de agregar valor aos transformados, a indústria do plástico exige novas aplicabilidades do material plástico.

Nesse ponto, muito se debate sobre os efeitos do plástico para o meio ambiente, mas pouco se fala sobre as inovações e benefícios que o plástico proporciona.

Sob essa questão, a presidente do Simplast-MG, diz “Neste momento, todo mundo diz que o plástico polui. Mas o plástico não anda. Quem polui é o homem, que tem que aprender a usá-lo”. 

Segundo ela, o país tem uma política nacional de resíduos sólidos, mas os municípios não cumprem.

Braga conclui dizendo que “É preciso descartar corretamente e promover o aproveitamento do material reciclável. Atividade que gera renda e quantidade significativa de empregos”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo