Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotícias

Indústria de transformação segue com desempenho positivo

Embora algumas variáveis, como a massa salarial e o rendimento médio, tenham registrado quedas em julho, o faturamento real da indústria permaneceu estável e cresceu 15,2% em relação a julho do ano anterior

Indústria de transformação segue com desempenho positivo

Conforme aponta pesquisa Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria) os níveis de atividade industrial permanecem os mesmos do ano anterior. Assim, segue positivo o desempenho da indústria de transformação nos sete primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período em 2023.

Diante do resultado da pesquisa, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que embora algumas variáveis analisadas pela pesquisa apresentem recuo na passagem de junho para julho deste ano, em geral, o quadro está positivo. 

Leia mais:

Nesse sentido, Azevedo avalia: “Os Indicadores Industriais de julho trazem como destaque a manutenção do nível de atividade em 2024 acima do registrado em 2023. Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o ano passado, todas as variáveis mostram alta, algumas expressivas. Tanto aquelas mais ligadas à atividade, como o faturamento, a utilização da capacidade instalada, como aquelas mais ligadas ao mercado de trabalho, como rendimento ou massa salarial”.

Na transição de mês, entre junho e julho de 2024, o emprego na indústria subiu 0,2%. Sobretudo a partir de abril, este indicador demonstrou crescimento moderado. Além disso, o emprego industrial não registra resultado negativo há dez meses. 

Em relação a julho 2023, o índice apresenta uma alta de 2,2%. Enquanto no acumulado dos setes primeiros meses deste ano, comparado ao ano anterior, o emprego cresceu 1,7%.

As horas trabalhadas na produção também cresceram, com 0,9% a mais do que em junho. Em sete dos últimos nove meses, as horas trabalhadas na produção aumentaram. 

Quando comparado a julho de 2023, o indicador subiu 7,9%, já no acumulado de 2024, o indicador marca uma alta de 3,4% em relação a 2023. 

Estabilidade em julho

Considerando a série livre de efeitos sazonais, o levantamento da CNI indica que o faturamento real da indústria permaneceu estável (+0,1), na passagem de junho para julho. Já em relação a julho de 2023, o indicador subiu 15,2%. 

No acumulado de janeiro a julho de 2024, o faturamento marca 3,4% a mais do que na mesma época em 2023. Este indicador atingiu seu maior patamar desde janeiro de 2021.

A UCI (Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, permaneceu com 79,5% em julho deste ano. O indicador está 1,6 ponto percentual acima do registrado em julho do ano passado. 

A medida da UCI, nos sete primeiros meses de 2024, registrou 0,7 ponto percentual maior perante o mesmo período em 2023. 

Indicadores sofreram quedas

Em julho, a massa salarial real da indústria registrou uma queda de 3,6% em comparação a junho. Desde março, esse indicador tem apresentado variações, alternando entre altas e quedas expressivas. 

Embora tenha recuado em relação ao mês anterior, a massa salarial teve um crescimento de 0,9% em relação a julho de 2023. No acumulado de janeiro a julho deste ano, o indicador é 3,4% superior ao dos primeiros sete meses do ano passado.

O rendimento médio real da indústria de transformação apresentou uma queda de 3,7% em julho de 2024 em comparação ao mês anterior. Nos últimos meses, esse indicador tem seguido um padrão semelhante ao da massa salarial, com variações alternadas entre altas e quedas. 

Em relação a julho de 2023, houve uma redução de 1,2%, mas o acumulado deste ano ainda mantém uma tendência positiva em comparação ao ano anterior. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo