Bulher
EconomiaEmpresaNotíciasPlástico

Indústria de máquinas e equipamentos aposta em recuperação positiva para 2020

Em coletiva de imprensa a ABIMAQ apresentou os dados conjunturais do mercado

A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), apresentou na última quarta-feira (26), dados conjunturais sobre o mês de julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O presidente executivo, José Velloso Dias Cardoso afirma que o mercado está com desempenho positivo em todas as variáveis. “O pior da crise ficou para trás, que foi o mês de abril, quando a indústria teve uma queda de 30%, e as quedas estão menos intensas a cada mês”.

Segundo detalhes mostrados durante a coletiva de imprensa, a melhoria da indústria de máquinas e equipamentos, se deve pelo mercado doméstico, que mostrou aumento de 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto isso, as exportações continuam em forte queda (33%), desde o ano passado, devido a fatores como a desaceleração em alguns países, a guerra entre China X EUA, e a situação de alguns países da América do Sul.

Devido ao novo coronavírus, os setores de máquinas agrícolas e a indústria de base, teve um aumento significativo. E os empregos que vinha com demissões desde o início da pandemia, cresceu 1,7%, ou seja, foram contratadas 5 mil pessoas no setor. “Daqui para frente, as demissões serão bem menores e vamos ter mais estabilidades e melhoria nas vendas. Estamos 2,6% abaixo de julho de 2019, mas recuperamos todos os empregos de dezembro de 2019” afirma Velloso.

O presidente executivo ainda destaca que o fundo do poço foi em abril. “Se olharmos o mercado interno, tivemos em abril uma queda de 28%, já maio crescemos 19%, junho mantemos os números e julho o mercado interno cresceu em 30%.”

Para a ABIMAQ, de janeiro a julho de 2020, existe uma queda de apenas 1,9%. No início do ano, a associação tinha a previsão de crescimento de 10%, porém, devido a pandemia, as pesquisas revelam que é possível uma queda de 3,5%, enquanto o PIB tenha queda de 5%.

A Associação durante a coletiva destacou a importância de sua campanha para a aprovação da Reforma Tributária. “Acreditamos que a reforma é muito importante no momento, também temos a importância da Reforma Administrativa”, ressalta Velloso.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
close-link
close-link