Indústria de embalagens plásticas flexíveis cresce
A indústria de embalagens plásticas flexíveis cresceu no primeiro semestre de 2024. No Rio Grande do Sul o setor se recuperou após enchentes. As importações também aumentaram
Indústria de embalagens plásticas flexíveis cresce
A ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis) divulgou recentemente os resultados do estudo conduzido pela Maxiquim sobre o desempenho da indústria no primeiro semestre de 2024. Segundo o relatório, mesmo diante dos desafios econômicos e climáticos, o setor destacou-se pelo crescimento sustentável.
Nesse sentido, o estudo aponta que a produção de embalagens plásticas flexíveis cresceu 5,6%, somando 1.133 mil toneladas no período, comparando com o mesmo período em 2023.
Leia mais:
- Super Finishing destaca forte participação na Interplast 2024
- Conheça a França Plastic: Empresa entrega soluções sustentáveis personalizadas
- Workshop gratuitos de expositores e rodada inversa de negócios na Interplast 2024
Entres os fatores de crescimento, aparece a resiliência do setor, estimulada, sobretudo, pela demanda dos mercados de alimentos e agropecuária. Estes segmentos registraram altas de 7,7% e 10,9%, respectivamente.
Além disso, o consumo aparente apresentou um crescimento significativo de 8,2% em relação ao mesmo período de 2023.
Com isso, conclui-se que o setor alimentício segue como o principal cliente da indústria, absorvendo 41% da produção total. Outros segmentos de destaque incluem agropecuária e varejo, cada um com 13% de participação, seguidos por bebidas (12%) e industrial (9%).
No entanto, o setor que mais cresceu foi o de pet food, com uma alta de 26,7%. Os segmentos de limpeza doméstica e higiene pessoal também registraram aumentos expressivos de 13% e 10,8%, respectivamente.
No que diz respeito às matérias-primas, as resinas mais consumidas pelo setor foram o PEBD (polietileno de baixa densidade) e o PEBDL (polietileno linear de baixa densidade), que registraram um crescimento de 6% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Outras resinas utilizadas foram o PP (polipropileno), com alta de 5%, e o PEAD (polietileno de alta densidade), com crescimento de 3,1%. Em termos de produtos, os filmes shrink representaram 12% da produção total, seguidos por sacolas e sacos (10%) e filmes stretch (8%), com as estruturas monocamadas dominando o mercado, com 61% de participação.
Setor no RS demonstra recuperação após desastre climático
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024 impactaram significativamente a produção local de filmes flexíveis. O que levou a redução temporária da demanda na região.
Contudo, o estudo indica que houve uma rápida recuperação, com a maioria das empresas retomando suas operações até agosto. Assim, a produção industrial avançou no final do semestre.
Enquanto isso, no comércio exterior, o setor registrou um aumento expressivo de 63,4% nas importações em comparação ao primeiro semestre de 2023.
Já as exportações apresentaram uma queda de 6,5%. Esses dados refletem as oscilações do mercado global e as estratégias de abastecimento da indústria brasileira.
Perspectivas para o segundo semestre no setor de embalagens plásticas flexíveis
Rogério Mani, Presidente da ABIEF, comentou sobre as perspectivas positivas para o segundo semestre de 2024, destacando a expectativa de aumento na demanda por resinas recicladas, Com isso, a produção sustentável torna-se ainda mais real.
Ele também mencionou o fortalecimento do poder de compra das famílias brasileiras, que deve continuar impulsionando o consumo de embalagens flexíveis, especialmente nos setores de alimentos e bens de consumo.
Nesse sentido, Mani alerta: “O fortalecimento do consumo tem a ver com a sazonalidade do segundo semestre, mas também com o crescente poder de compra das famílias, em função da melhora da situação financeira e do mercado aquecido. Porém, precisamos ficar atentos à inflação dos alimentos, que caiu em julho, mas pode frear esse cenário, caso volte a subir nos próximos meses”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.