Banner Diamante Plástico 24 horas
IndústriaNotícias

Indicadores industriais mostram alta em agosto

Os resultados da pesquisa Indicadores Industriais da CNI, que revela um crescimento nos principais indicadores do mercado de trabalho industrial entre julho e agosto de 2024

Indicadores industriais mostram alta em agosto

Na transição de julho para agosto, os principais indicadores que analisam o mercado de trabalho industrial mostraram alta, segundo a pesquisa Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria). De acordo com o levantamento, houve um crescimento do emprego, da massa salarial e do rendimento médio no setor de transformação industrial.

Nesse sentido, o setor industrial registrou um crescimento de 0,4% nos postos de trabalho em agosto comparado a julho. Com isso, consolidando 11 meses consecutivos sem queda no emprego. Frente a agosto do ano anterior, houve uma alta de 3,1%, e no acumulado dos primeiros oito meses. Assim, o crescimento foi de 1,9% em relação ao mesmo período de 2023.

Leia mais:

Dentre os indicadores de mercado de trabalho, a massa salarial real da indústria de transformação foi a que mais se destacou. Tendo um aumento de 1,5% em relação a julho e 1,7% na comparação com agosto de 2023. No acumulado de 2024, entre janeiro e agosto, o crescimento é de 3,3% em comparação ao mesmo intervalo de 2023.

Enquanto isso, o rendimento médio dos trabalhadores teve um aumento de 1,1% em comparação a julho, mas apresentou queda de 1,3% em relação a agosto de 2023. No acumulado dos primeiros oito meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 1,4%.

Estabilidade em agosto

Ainda de acordo com a pesquisa, os indicadores relacionados à atividade industrial indicam estabilidade. Isso porque o faturamento real das empresas manteve-se estável (+0,7%) na comparação com julho deste ano. 

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador indicou um aumento de 5,3%. Assim, de janeiro a agosto de 2024 perante os mesmos meses de 2023, o faturamento registrou alta de 3,7%. 

Já as horas trabalhadas na produção mantiveram-se praticamente estáveis entre julho e agosto, com um leve aumento de 0,1%. Diante de agosto de 2023, o índice subiu 4,8%, e no acumulado dos oito primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,6%.

A UCI (Utilização de Capacidade Instalada), por sua vez, encerrou agosto em 79,3%, apresentando uma redução de 0,2 ponto percentual em comparação a julho, o que reflete estabilidade. Entretanto, o resultado de agosto de 2024 é 0,7 ponto percentual superior ao de agosto do ano passado.

Nesse contexto, Larissa Nocko, economista da CNI, ressalta que, apesar da estabilidade da atividade industrial em agosto, o desempenho da indústria de transformação até agora é melhor do que o registrado no ano passado.

Dessa forma, ela avalia: “Existem elementos para nós acreditarmos que o segundo semestre também será de crescimento, embora um crescimento mais modesto em relação ao que se apresentou no primeiro semestre. Dados relacionados à demanda por bens industriais, incluindo o baixo nível de estoques, e ao próprio mercado de trabalho, têm reforçado essa ideia de que a procura por bens industriais deve continuar avançando na segunda metade do ano”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo