Super Finishing
Notícias

Inca promove a reciclagem de cartões plásticos de identificação

Na sede do Instituto Nacional de Câncer, um equipamento coleta e tritura cartões de identificação de pacientes ou mesmo cartões pessoais. O objetivo é mostrar que o plástico é um material 100% renovável

 

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) lançou uma campanha para propagar o fato de que os plásticos são 100% renováveis. Na sede do órgão, no Rio de Janeiro, foi colocado um ‘Papa Cartão®’ – coletor de cartões plásticos que tritura e armazena o material para destiná-lo à reciclagem.

O coletor foi a solução encontrada pelo instituto para destinar adequadamente os resíduos dos cartões de identificação de pacientes que passam pelo CEMO (Centro de Transplante de Medula Óssea). Até então os cartões vinham sendo acumulados na sede.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a fabricante de cartão e recicladora RS de Paula e o INCA através de Comissão de Gerenciamento de Resíduos, com o apoio da Plastivida e Instituto do PVC.

Além dos cartões de identificação, diversos tipos de cartão como débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, bilhete único e outros – inclusive os que contêm chip e tarja magnética – podem ser depositados no equipamento para serem triturados.

O material triturado é transformado em outros produtos, como porta-copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros. Segundo o diretor-geral do INCA, Luis Fernando Bouzas, essa iniciativa deve ser multiplicada para que mais pessoas conheçam as possibilidades da reciclagem dos plásticos e passem a destinar esse tipo de material de forma correta. “O INCA apoia ações de boas práticas socioambientais, acreditando no benefício para toda a sociedade”, disse.

Para Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e Instituto do PVC, ações que levem às pessoas a informação correta sobre uso responsável e destinação adequada de resíduos, entre eles os plásticos, são de fundamental importância para a preservação do Planeta. “A reciclagem de cartões é um exemplo das ações que a cadeia produtiva dos plásticos realiza para promover a educação ambiental, visando o bem-estar social, a preservação ambiental e os benefícios econômicos”, afirma o executivo.

 

Fonte: Agência IN

Tag

Artigos relacionados