Banner Diamante Plástico 10 anos
DestaqueNotíciasPlástico

Impressora 3D traz vantagens para a indústria do plástico

Com a impressão 3D já é possível atender demandas personalizadas, sem a necessidade de produção em escala

A impressão 3D é o processo de adição sucessiva de camadas de materiais e é uma das vertentes da indústria 4.0 que hoje pode ser uma grande vantagem para a indústria do plástico. A impressora 3D pode dar a oportunidade de criar novos moldes, com menos desperdício de produtos e novas possibilidades de formatos.

A impressora 3D hoje possui três diferentes formatos, FDM, DLP, SLA, que utilizam princípios diferentes para criar as peças. O modelo FDM representa fusão por deposição de material e seu princípio é o aquecimento do filamento até a fusão do material.

O modelo DLP corresponde à estereolitografia, com uma resina de fotopolímero é curada por uma fonte de luz. Já o SLA corresponde a sinterização seletiva por laser, ou seja, uma fonte de energia térmica induz a fusão entre partículas de pó para criar um objeto sólido.

Segundo Cesar Aparecido, professor do Senai-São Paulo, “a impressão 3D oferece mais vantagens que o processo de usinagem, com camadas que já são criadas com as curvas e os furos necessários para aquela peça.”

Sabemos hoje que a impressão 3D só é possível graças ao plástico e que grande parte dos objetos que saem das impressoras 3D são feitos de plástico, como PLA, PET, Nylon, Policarbonato, entre outros, que funciona através dos três formatos que a impressora 3D pode ter.

A impressora 3D traz grandes vantagens para a indústria do plástico, possibilitando mais liberdade de design e redução de massa, além da customização e produção sob a demanda, causando baixo índice de perda e desperdício. A impressora 3D além da rapidez para a manufatura de peças com tecnologia em termoplásticos e fotopolímeros, abre portas para criação de protótipos conceituais e funcionais, peças para uso final, ferramentas, dispositivos e muito mais.

A indústria do plástico vem adotando cada vez mais a impressão 3D para o desenvolvimento de moldes de injeção. A impressão 3D permite que as empresas reduzam o tempo de processo de prototipagem e aumentam a vantagem competitiva por meio de desenvolvimento de moldes com custos reduzidos. A indústria do plástico também consegue com a impressão 3D, imprimir as cavidades mais de uma vez, fazendo ajustes necessários até o processo final.

Também já é possível utilizar na indústria uma combinação da impressora 3D com injetoras, para garantir um serviço mais eficiente, aplicando os equipamentos em diferentes estágios do processo produtivo e ao invés de usinar o produto, é possível imprimi-lo em terceira dimensão, garantindo mais rapidez em criar os produtos, aumentando a produtividade e por consequência o lucro.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo