Blob Web
Notícias

Holanda será o primeiro país do mundo com estradas e ruas de plástico reciclado

Dar um destino correto e útil a bilhões de quilos de plástico que são usados e descartados a cada ano é um problema que vem atormentando a humanidade. Mas a Holanda deu um grande passo no sentido de criar uma tecnologia para que se possa usar este plástico de forma altamente positiva: será usado para pavimentar ou construir estradas, ruas ou ciclovias de plástico reciclado.

O projeto, batizado de PlasticRoad, é da companhia VolkerWessels e sugere aposentar o asfalto e utilizar plástico reciclado retirado dos oceanos, em sua maioria garrafas pets, para construção de ruas e ciclovias. Segundo a empresa, a mudança garantirá vias três vezes mais duráveis nas cidades – e logo, menos custo ás prefeituras.

Isto sem falar na questão do impacto ambiental. As estradas ou ruas seriam ocas em sua parte inferior, deixando espaço para a passagem de cabos e dutos, podendo ser construídas fora do local e colocadas onde necessário.

O pavimento do plástico também é mais resistente a corrosões químicas e ainda suporta uma variação maior de temperatura (de -40°C a 80°C). Como consequência, sua vida útil é de 50 anos, enquanto a do asfalto é de cerca de 16 anos. E para instalar o material também é mais fácil. A cidade de Roterdã já mostrou interessada no projeto e ofereceu um laboratório para testes

Tag

Artigos relacionados