Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo reduz imposto de importação de produtos plásticos

O imposto de importação de produtos usados na fabricação do plástico foi reduzido. A decisão foi tomada pelo governo federal, depois de ser solicitada por diferentes segmentos da indústria nacional. Assim, essa medida tem potencial para reduzir os custos em toda a cadeia produtiva. Leia mais: A princípio, a decisão se tomou pelo comitê-executivo de […]

O imposto de importação de produtos usados na fabricação do plástico foi reduzido. A decisão foi tomada pelo governo federal, depois de ser solicitada por diferentes segmentos da indústria nacional.

Assim, essa medida tem potencial para reduzir os custos em toda a cadeia produtiva.

Leia mais:

    A princípio, a decisão se tomou pelo comitê-executivo de gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia.

    Essa redução atinge o glifosato, copolímeros de etileno e diferentes tipos de resina. Com a redução do imposto, a importação para esses itens ficará entre 3,3% e 4,4%.

    Já que, atualmente, varia entre 9,6% e 11,2%.

    Problemas de abastecimento nas cadeias produtivas

    De acordo com o governo, essa redução do imposto levou em consideração a necessidade de enfrentamento de problemas de abastecimento em certas cadeias produtivas.

    Isto é, com diferentes graus de severidade, e de significativos aumentos de custos dos insumos de outras cadeias.

    Ainda segundo o governo, a medida objetiva a melhoria da eficiência alocativa de recursos na economia.

    O governo afirma: "Gerando potenciais ganhos de competitividade para diferentes segmentos industriais".

    Além disso, apesar de trazer algum efeito positivo para conter a inflação, a lógica da iniciativa é prosseguir com medidas de redução.

    Isto é, nas tarifas de importação e gerando abertura comercial.

    Sobretudo, esses cortes valerão por um ano e entraram em vigor semana passada.

    O que diz a indústria do plástico?

    Atualmente, a Braskem é a principal produtora de resinas termoplásticas das Américas, para ela, essa redução implica negativamente nos resultados da companhia no Brasil.

    A empresa ainda ressalta a priorização que sempre teve, em relação ao abastecimento do mercado brasileiro.

    Segundo ela, atualmente não existem indícios de falta de produto neste mercado.

    Por fim, a Braskem diz que avaliará as implicações que essa redução irá causar em seus negócios no Brasil.

    Assim, incluindo a revisão do plano de investimentos operacionais e estratégias no país.

    Já a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), decidiu não comentar, os representantes disseram que ainda não tinham conhecimento da redução.

    Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

    Plástico Virtual
    Sobre o que você quer falar?
    📢 Quero anunciar na Plástico Virtual Divulgue sua empresa para o setor plástico 🎯 Quero saber sobre prospecção Geração de leads e novos clientes 📈 Aumentar minhas vendas Divulgação especializada para indústrias do plástico
    🛈 Procurando um produto do portal? O Plástico Virtual é um portal de divulgação: nós não vendemos os produtos anunciados aqui. Para comprar ou tirar dúvidas sobre um produto específico, entre em contato direto com a empresa anunciante na página dele.
    Mesmo assim, falar com a equipe do portal →

    Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

    Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.
    Sua assinatura não pôde ser salva. Tente novamente.
    Sua inscrição foi realizada com sucesso.
    Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a indústria do plástico, somos a maior e mais completa plataforma da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, já ajudamos centenas de empresas do setor a expandir sua presença no mercado, gerar novos negócios e chegar até quem realmente decide a compra.

    © 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram