Bulher
EconomiaNotícias

Futuro sustentável é divulgado em planos da Samsung

A empresa destaca seus planos para um futuro mais sustentável, conectado com produtos e iniciativas que minimizem o impacto ambiental

A Samsung Electronics revela sua visão para o futuro sustentável, “Juntos para o amanhã”, durante um evento de pré-show na CES 2022. 

Jong-Hee (JH) Han, vice-presidente, CEO e chefe da Divisão DX da Samsung, destacou os esforços da empresa para inaugurar uma nova era de união. 

Com experiências personalizáveis que refletem os estilos de vida em evolução dos consumidores, e inovações que marcam o progresso tanto para a sociedade quanto para o planeta.

A visão da empresa “Together for Tomorrow” (Juntos para o Amanhã) é uma visão que capacita a todos a criar mudanças positivas e impulsiona colaborações que abordam alguns dos desafios mais urgentes do planeta. 

A nota-chave ilustrou como a Samsung planeja tornar sua visão uma realidade, introduzindo uma série de iniciativas de sustentabilidade, parcerias intencionais e tecnologias personalizadas e conectadas.

Han diz “Estou entusiasmado por vocês fazerem parte de nossa visão para ver como a inovação pode criar mudanças positivas, e para se juntarem a nós e trabalharem juntos para o amanhã. Estes desenvolvimentos farão da sustentabilidade parte de sua experiência de produto, permitindo que você viva uma vida mais sustentável”.

Construindo um futuro sustentável

Em sua essência, a visão da Samsung para o futuro é construída sobre o que a empresa chama de “sustentabilidade diária”. 

É um conceito que inspira a Samsung a colocar a sustentabilidade no centro de tudo o que faz. 

A empresa tem realizado sua visão adotando novas práticas de fabricação de produtos de baixo impacto.

Além disso, embalagens que reduzem a pegada de carbono e uma experiência mais sustentável para o cliente, e eliminando de forma responsável os produtos no final de seus ciclos de vida.

Os esforços da Samsung para reduzir as emissões de carbono durante todo o ciclo de produção também ganharam reconhecimento do Carbon Trust, a autoridade líder mundial em pegada de carbono. 

No ano passado, os chips de memória certificados pelo Carbon Trust da empresa ajudaram a reduzir as emissões de carbono em quase 700.000 toneladas.

Colocando em prática na produção 

Os esforços da Samsung nesta área vão muito além dos semicondutores e incluem a expansão do uso de materiais reciclados. 

Portanto, para introduzir a sustentabilidade diária a mais produtos e garantir um futuro sustentável, a Samsung planeja usar 30 vezes mais plásticos reciclados do que usou em 2021. 

Do mesmo modo, a empresa também revelou planos de expandir seu uso de materiais reciclados para incluir todos os dispositivos móveis e eletrodomésticos durante os próximos três anos.

Em 2021, todas as caixas de TV da Samsung incluíam materiais reciclados. 

Então, para este ano, a empresa revelou que irá expandir o uso de materiais reciclados para incluir também as embalagens interiores das caixas. 

Agora, os materiais reciclados serão incorporados ao isopor, suportes de caixa e sacos plásticos. 

Além disso, a empresa também anunciou a expansão global de seu premiado programa de Eco-Packaging. 

A expansão do programa, que transforma caixas de papelão em casas de gatos, mesas laterais e outros itens de móveis úteis, incluirá embalagens para eletrodomésticos como aspiradores, fornos de micro-ondas, purificadores de ar e muito mais.

Leia também Plástico: um importante e indispensável jogador no campo do ESG.

Mudanças sustentáveis notáveis aos consumidores

futuro sustentavel

A Samsung também está construindo a sustentabilidade nas formas em que os clientes experimentam seus produtos. 

No entanto, tais experiências serão fundamentais para capacitar as pessoas a reduzir sua pegada de carbono e fazer mudanças positivas em conjunto para um amanhã melhor. 

Como por exemplo, a empresa introduziu melhorias notáveis em seu primeiro controle SolarCell. Ele elimina o desperdício de bateria com um painel solar embutido que pode ser carregado tanto durante o dia quanto à noite.

Em suma, o controle SolarCell aprimorado obtém eletricidade de frequências de rádio em dispositivos como roteadores Wi-Fi. 

Além disso, ele será incluído em mais produtos Samsung – como as novas TVs Samsung e eletrodomésticos. Nesse sentido, possui o objetivo de eliminar mais de 200 milhões de baterias de aterros sanitários. 

Além disso, até 2025, a Samsung planeja fazer com que todas as suas TVs e carregadores telefônicos operem com energia quase zero. Para que, como resultado, os produtos não consumam quase nenhuma energia quando não estiverem sendo usados.

Todavia, o lixo eletrônico é outro grande desafio para a indústria eletrônica. Esta é a razão pela qual a Samsung já coletou mais de cinco milhões de toneladas de lixo eletrônico desde 2009. 

Para dispositivos móveis, no ano passado, a Samsung lançou o Galaxy for the Planet.

Sendo uma plataforma de sustentabilidade que foi criada para trazer ação climática tangível e minimizar as pegadas ambientais dos dispositivos ao longo de seus ciclos de vida.

Han diz “Acreditamos que a inovação aberta e a colaboração são chaves para combater a mudança climática e proteger nosso meio ambiente”.  

Com isto em mente, a Samsung anunciou que suas tecnologias eco-conscientes, como o controle SolarCell, serão tornadas código aberto, para que outros possam utilizá-las também para seus novos dispositivos.

Samsung e a Patagônia 

A colaboração com a Patagônia que a Samsung anunciou na palestra demonstra o tipo de inovação que pode resultar quando empresas. 

Mesmo aquelas de indústrias totalmente diferentes, se reúnem para tratar de questões ambientais. 

A solução inovadora que as empresas estão projetando ajudará a combater a poluição do plástico. 

Permitindo, dessa forma, que as máquinas de lavar Samsung minimizem a entrada de microplásticos nos cursos d’água através dos ciclos de lavanderia.

Para mais informações, incluindo imagens e vídeos dos produtos que a Samsung está anunciando na CES 2022, confira a Samsung Newsroom Brasil.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Botão Voltar ao topo