Blob Web
Notícias

Ford utiliza impressão 3D na fabricação de seus carros

Uma iniciativa da Ford, que vem utilizando mais a impressora 3D em suas operações, agora conta com um projeto que tem em sua linha de montagem a utilização de componentes produzidos por impressora 3D.

As fábricas da montadora na Rússia, em parceria com a Sollers, têm como objetivo melhorar a eficiência nas peças, pois assim essas garantem maior produtividade e segurança nas estações de trabalho.

O baixo custo desse tipo de fabricação incentiva a empresa a produzir cada vez mais peças por esse processo. A Ford já usa cerca de 30 componentes produzidos com a tecnologia da impressão 3D.

Definida como primeira montadora a usar esse processo em peças grandes no mercado automotivo, a empresa pretende ampliar o processo de fabricação de componentes feitos com a impressora 3D.

Em seu processo de fabricação, a peça começa a ser criada a partir de um desenho de modelo virtual, usando um software determinado. A impressora reconstrói a peça por camada utilizando plástico fundido para ser completa.

Essa técnica é capaz de imprimir peças variadas, de diversas formas e tamanhos, para automóveis de protótipos, veículos personalizados e de competição. As peças fabricadas dessa maneira dão resultado com acabamento mais leve que aumentam a economia de combustível.

Fonte: Canaltech

Tag

Artigos relacionados